Nesta quarta-feira (06), uma operação conjunta entre as Polícias Civis do Amapá e do Piauí levou à prisão de três jovens investigados pelos crimes de Fraude Eletrônica, Lavagem de Capitais e Organização Criminosa. A ação, conduzida pela Delegacia de Repressão à Fraude Eletrônica de Macapá (DRFE), apontou que o grupo operava diretamente na cidade de Parnaíba, Piauí, de onde realizava as fraudes.

De acordo com informações divulgadas pela Polícia Civil em Parnaíba, o esquema envolvia contato direto com as vítimas, onde os suspeitos se passavam por funcionários de instituições bancárias. A fim de enganar as vítimas, eles simulavam uma tentativa de invasão nas contas e persuadiam os clientes a realizarem procedimentos que, na verdade, transferiam o dinheiro para as contas dos criminosos.

As investigações avançaram após a análise dos extratos bancários dos envolvidos, possível graças à autorização judicial para quebra de sigilo bancário concedida pela Justiça do Amapá. Foi constatado que um dos suspeitos já estava preso no sistema penitenciário do Piauí e que ele teria recrutado os outros dois para integrar uma rede de contas bancárias. O objetivo era receber e distribuir rapidamente os valores das vítimas, dificultando o rastreamento e evitando bloqueios.

A operação recebeu o nome de “Mandu Ladino”, em homenagem ao líder indígena piauiense do século XVIII, símbolo de resistência e coragem.