O delegado da Polícia Civil, João Rodrigo de Luna e Silva, foi demitido conforme portaria assinada pelo secretário de Segurança, Chico Lucas, e publicada na edição de ontem (16) do Diário Oficial. Segundo a publicação, a demissão acontece em virtude de ações que vão de encontro aos incisos XIII e XLIV, do art. 58, da Lei Complementar nº 37/04, que tratam sobre a proibição do policial civil em praticar ato que importe em escândalo ou que concorra para comprometer a função policial, e eximir-se do cumprimento do dever policial.
A demissão do então delegado estaria relacionada a liberação irregular de um preso que responde pelo crime de tráfico de drogas. Quanto a este caso, que aconteceu em novembro do ano passado, Luna vinha respondendo a Processo Administrativo Disciplinar (PAD).
Rodrigo Luna foi delegado regional de Parnaíba, onde permaneceu no cargo por um ano e cinco meses, antes de pedir exoneração, em 2021, após fazer críticas ao gestores da segurança da época. Ele continuou atuando na Polícia Civil do município até a data de sua demissão.
De acordo com aportaria, o servidor será notificado para tomar conhecimento da decisão e, também, para que faça a entrega da carteira funcional, insígnias, distintivos, armas e quaisquer outros documentos ou objetos que o possibilite apresentar-se na qualidade de servidor.
A Secretaria de Segurança do Estado e a Delegacia Geral da Polícia Civil ainda não se manifestaram sobre o caso.
Natural de Recife (PE), Rodrigo Luna concorreu a uma vaga de deputado estadual no Piauí nas eleições de 2022, pelo PL.