A pré-candidata do PP à Prefeitura de Luis Correia (366 km de Teresina), Adriane Prado, está liderando a disputa ao cargo de prefeito do município. Pesquisa do Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) – Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, revelou que Adriane Prado tem 27,33% das intenções de voto estimuladas (quando o entrevistador apresenta os nomes dos candidatos para o eleitor escolher) para a Prefeitura de Luis Correia.
Em segundo lugar está o prefeito de Luis Correia, Kim do Caranguejo (PSB), que tem 24% das intenções de voto estimuladas na disputa por sua reeleição. Em seguida vem a pré-candidata do PTB à Prefeitura Municipal, Maninha, com 14% das intenções de voto estimuladas. Os nomes dos pré candidatos do PMDB são vários. Zé Nelson tem 4,67% das intenções de voto estimuladas; Daniel Cabrinha tem 4% das manifestações de voto; Suzane Lima tem 2,33% das intenções de voto; e Marcos Moraes Souza, que tem 0,67% das intenções de voto.
O pré-candidato do PPS à Prefeitura de Luis Correia, Mirialdo, tem 1,33% das intenções e Marcos Kildare tem 1,33% das manifestações de voto espontâneas. O pré-candidato do DEM à Prefeitura de Luis Correia, Zequinha Machado, tem 1% das intenções de voto. O pré-candidato do PV, Antônio Veras, tem 0,67% das intenções de voto, mesmo índice do pré-candidato do PSOL, Luis Carlos Sipaúba. O vice-prefeito de Luis Correia, Luis Neto (PSC) tem 0,33% das intenções de voto.
Os eleitores que afirmaram não saber em quem votar ou não opinaram representam 12,33% dos eleitores e 5,33% dos eleitores disseram que votariam nulo ou em branco nas eleições municipais de outubro deste ano. A pesquisa foi realizada nos dias 5 e 6 de maio com 300 pessoas a partir dos 16 anos de idade residentes em bairros e povoados rurais de Luis Correia.
A pesquisa tem margem de erro de 5,54% para mais e para menos. A pesquisa do Instituto Amostragem foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Piauí com o protocolo N° PI 00040/2012, no dia 18 de maio deste ano.
Em todos os cenários, Adriane Prado vence as eleições para a Prefeitura de Luis Correia e intenções aumentam sem a Maninha na disputa.
O Instituto Amostragem e o Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte fizeram a pesquisa de intenções de voto estimuladas com vários cenários e combinações de candidatos diferentes. Em todos os cenários eleitorais, Adriane Prado vence as eleições para a Prefeitura de Luis Correia, mas tem o maior índice de intenções de voto quando Maninha, a pré-candidata do PTB, não participa de disputa como candidata a prefeita.
Quando a disputa é entre quatro candidatos, Adriane Prado tem 33% das intenções de voto; Kim do Caranguejo fica com 28¨% das manifestações de voto estimuladas e Maninha obtém em 20,33% das intenções de voto. Zequinha Machado tem 2% das manifestações de voto. Neste cenário, os eleitores que não sabem em quem votar para prefeito ou não querem opinar são 10,33% e os que querem votar em branco ou anular seus votos representam 6,33%.
Em um segundo cenário alternativo, já sem Maninha na disputa para o cargo de prefeito, Adriane Prado tem 42,33% das intenções de voto estimuladas; Kim do Caranguejo tem 31% das intenções de voto; e Zequinha Machado tem 3,67% das manifestações de voto estimuladas. Os eleitores indecisos são 13,67% e os que querem votar nulo ou em branco são 9,33%.
Sem Adriane Prado e Maninha na disputa, Kim do Caranguejo venceria as eleições com 36,67% das intenções de voto; Luis Neto obteria 10,33% das manifestações de voto; e Zequinha Machado ficaria com 10%. Os eleitores indecisos ficaram em 19,33% e os que votariam nulo ou em branco somariam 23,67%.
Sem a primeira colocada na pesquisa, Adriane Prado, disputando a Prefeitura Municipal e concorrendo com Maninha, Kim do Caranguejo é derrotado com 31,33% dos votos e a vitória ficaria com Maninha, com 40,33% dos votos.
Os indecisos nesse cenário eleitoral ficaram em 10,33% e os que disseram que votariam nulo ou em branco 13,67%, 57,33% dos eleitores estão indecisos na pesquisa de intenções de voto espontâneas. Na pesquisa de intenções de voto espontâneas (quando o entrevistador não apresenta nenhum nome ao eleitor), o Instituto Amostragem e o Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte mostrou que 57,33% dos eleitores de Luis Correia não sabem ou não opinam, 3,33% dos eleitores declararam que não vão votar em nenhum dos candidatos, irão votar em branco ou nulo.
Na pesquisa espontânea, Kim do Caranguejo tem 15,67% das intenções e Adriane Prado tem 12,67% das manifestações de voto. O ex-prefeito de Luis Correia Toinzinho tem 3,67% das manifestações de voto; Maninha tem 2,67% das manifestações de voto; o ex-prefeito do município tem 2,33% das intenções de voto.
Aparecem na pesquisa com 0,33% das intenções de voto Pedro Leite, Eliane, Mulher de Luis Pedrosa, João Pedrosa, Júnior Carapeba , candidato apoiado por Pedro Leite e Pedro Sá. Com Maninha como vice, Adriane Prado venceria as eleições com 44,33% das intenções de voto.
O Instituto Amostragem e o Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte estimularam os nomes dos pré-candidatos com os pré-candidatos a vice-prefeito.
Se tiver Maninha (PTB) como candidata a vice-prefeita, Adriane Prado venceria as eleições para a Prefeitura de Luis Correia com 44,33% das intenções de voto estimuladas. Kim do Caranguejo com Rogério Nestor como pré-candidato a vice-prefeito, ficaria em segundo lugar com 31,67% das intenções de voto estimuladas. Zequinha Machado, com Antônio Veras como vice, ficaria com 4,67% das intenções de voto.
Neste cenário, 10% dos eleitores ficaram indecisos e 9,33% declararam que vão votar nulo ou em branco.
Adriane Prado venceria as eleições para prefeito de Luis Correia com 46% das intenções de voto estimuladas. Kim do Caranguejo ficaria com 31,67%; e Zequinha Machado, com Antônio Veras como vice, ficaria com 4,67%.
Os indecisos ficariam em 9% e os que votariam nulo ou em branco em 8,67%.
O prefeito Kim do Caranguejo, pré-candidato à reeleição, tem a rejeição de 39% dos eleitores de Luis Correia, o maior índice e com larga distância em relação aos outros pré-candidatos à Prefeitura Municipal, aponta a entrevista feita pelo Instituto Amostragem e o Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte.
Em segundo lugar está Antônio Veras com 17% de rejeição; Zequinha Machado com 15,33%; Mirialdo, com índice de 14,67%; Zé Nelson, com 13,67% de rejeição; Márcio Kildare, com 13,33% de rejeição; Marcos Moraes Sousa, com 11,67%; Luis Carlos Sipaúba, com 11,33%; Daniel Cabrinha, com 11% de rejeição; Adriane Prado, com 10% de rejeição; Luis Neto, com 9,67% de rejeição; Maninha, com 8,67% de rejeição. Suzane Lima, com 7,67% de rejeição.
Os eleitores que não sabem ou não quiseram opinar sobre a rejeição aos pré-candidatos à Prefeitura de Luis Correia representam 14,67%. Os eleitores que irão votar nulo ou em branco são 1,67% dos eleitores; e 8% dos eleitores não rejeitam ninguém. Os percentuais de rejeição somam mais de 100% porque um eleitor pode rejeitar mais de um nome.
Meio Norte