O balanço foi divulgado no site da Infraero. Apesar dos valores que impressionam, não há qualquer registro no site de investimento nos Aeroportos do Piauí. Nem mesmo nas previsões para 2012, quando o Aeroporto Petrônio Portela deveria receber investimentos de ampliação, conforme divulgado pela própria Infraero. No balanço, são informadas as ações de desapropriação de área para ampliações em vários aeroportos.
Quanto à natureza dos investimentos, R$ 845,4 milhões se referiram a obras e serviços de engenharia e R$ 299,6 milhões, a equipamentos, móveis, utensílios e terrenos. Desse total, destaca-se a instalação de cinco módulos operacionais nos aeroportos de Viracopos e Guarulhos (SP), Vitória (ES), Goiânia (GO) e Cuiabá (MT), resultando no aumento da capacidade de passageiros. Viracopos, por exemplo, ampliou sua capacidade em 2,5 milhões, podendo receber 4,3 milhões de viajantes por ano.
O investimento realizado também compreendeu obras nos aeroportos de Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Manaus (AM), Confins (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Natal (RN), São Luís (MA), Brasília (DF) e Recife (PE), além da desapropriação de áreas para a ampliação dos aeroportos de Porto Alegre e Campinas. Em Cumbica, um importante investimento foi a revitalização de um trecho da pista de maior extensão (3,7 mil metros) do aeroporto, proporcionando maior segurança às operações de pouso e decolagem. As pistas de Fortaleza (CE), São Luís (MA), Uberlândia (MG) e Santarém (PA) também passaram por obras de revitalização.
Fonte: Diário de Teresina