A Câmara dos Deputados vota nesta terça-feira (18/11) a medida provisória 652, que trata sobre a criação do Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional. A comissão mista que analisa a medida provisória é presidida pelo deputado federal Assis Carvalho (PT). Entre os principais objetivos da medida estão aumentar o acesso da população brasileira ao sistema aéreo de transporte, facilitar o acesso a regiões com potencial turístico e aumentar o número de municípios e rotas atendidas por transporte aéreo regular de passageiros.
Para o deputado Assis Carvalho, a medida tem um papel fundamental para o desenvolvimento do país e pode contribuir diretamente para o avanço de vários setores da economia. Segundo a medida, até 30% do fundo constituído dos aeroportos deve servir como subsídio para a viabilidade da aviação regional.
No Piauí, as cidades de Parnaíba, Floriano, Picos, Paulistana, Bom Jesus, São Raimundo Nonato e Corrente se enquadram no perfil adotado para receber investimentos com a medida. De acordo com Assis Carvalho, os aeroportos que hoje não possuem condições regulares de voo precisam se adaptar às normas exigidas pela Anac.
Fonte: Jornal O Dia