1

Pressionado por Encarnação para casar-se e dar-lhe netos, o jovem a confronta e faz provocação sobre possível união com cantora.

Com a morte do pai, Afrânio (Rodrigo Santoro) decide assumir os negócios da família em Grotas do São Francisco e deixar para trás sua vida na capital, inclusive seu grande amor: Iolanda (Carol Castro). Isso tudo acontece em um período em que Salvador vive a efervescência da Tropicália no final da década de 60. Mas sua mãe ainda não está completamente satisfeita. Como quem não quer nada, ela puxa um assunto e diz que está na hora de ele estreitar os laços com a família de um coronel amigo do falecido Jacinto (Tarcísio Meira).

Impaciente e desconfiado, ele pergunta: “A senhora não , por acaso, tentando me arranjar uma mulher, está?”. Encarnação (Selma Egrei) responde que não, mas diz que faria gosto se ele se interessasse pela filha do tal coronel. Afrânio se coloca, avisa que não quer conhecer ninguém e provoca: “Iolanda pode lhe dar os netos que a senhora tanto quer”. A matriarca, porém, ameaça: “Me apareça com filhos dessa gitana, Afrânio. Me apareça com filhos dela, e eu afogo um por um!”.

Fonte: Gshow