Agentes penitenciários cruzam os braços. Foto: Daniel Santos

Os agentes penitenciários de Parnaíba, assim como os de todo o país, pararam as atividades na nesta quarta-feira (30) seguindo uma determinação nacional.

Com a paralisação funcionarão apenas as atividades internas, como como alimentação de presos e cumprimentos de mandados. Ficarão suspensas todas as visitas, recebimentos de presos e deslocamento para audiências. 

Os agentes penitenciários de Parnaíba estão em frente a Penitenciária Mista Fontes Ibiapina. A paralisação acontece durante todo o dia. A categoria contesta o veto da Presidência da República ao projeto de lei que estende o porte de arma do agente penitenciário. “Temos receio da redução na segurança. Somos capacitados para o manuseio de armamento”, ressalta André Ricardo Seixas, diretor de defesa de classe do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores da Justiça do Piauí – SINPOLJUSPI.

O Sindicato reivindica ainda melhorias de infraestrutura para que um serviço de qualidade possa ser feito, de acordo com as necessidades dos profissionais da segurança. Andre Seixas reivindica, ainda, investimento em material bélico, segundo ele, a Secretaria de Segurança do Estado dispõe de meio milhão para esse fim, mas nenhum equipamento chegou à Penitenciaria de Parnaíba.