Os mais de 10 mil alunos matriculados no programa Alfabetiza Piauí começam as aulas nesta segunda-feira (15). Os estudantes estão distribuídos em 510 turmas presenciais, com carga horária de 300 horas e duração de até seis meses. O programa visa trazer de volta à sala de aula cerca de 100 mil piauienses, com idade igual ou superior a 15 anos, que ainda não foram alfabetizados, até o final de 2026. A metodologia do programa inclui a alfabetização inicial de forma interdisciplinar, com ênfase nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática básica.

Avanços no combate ao analfabetismo

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o Piauí registrou a maior redução nos índices de analfabetismo entre jovens e adultos em todas as faixas etárias. O Secretário Washington Bandeira destaca que a meta é diminuir ainda mais esses índices e abrir novas oportunidades para os recém-alfabetizados.

“O Piauí foi o estado brasileiro que mais reduziu o índice de analfabetismo no ano passado, saindo da inglória primeira colocação. Temos que trazer essas pessoas de volta à escola e proporcionar-lhes uma nova oportunidade, inclusive de se inserir no mercado de trabalho em condições melhores, com melhor remuneração”, enfatiza Bandeira.

Inscrições Abertas

As matrículas para o programa Alfabetiza Piauí continuam abertas durante toda a segunda-feira. Os interessados devem se dirigir a uma Escola Seduc que ofereça EJA, portando documento de identidade (RG), CPF e comprovante de residência. As inscrições também podem ser feitas através do site oficial.

Incentivo Financeiro para Alunos

Além de promover a alfabetização, o programa oferece uma bolsa de R$ 600,00 (dividida em três parcelas de R$ 200,00) para incentivar a participação e permanência dos alunos nas aulas. O pagamento ocorre em três fases:

  1. Primeiro repasse após a confirmação da matrícula;
  2. Segundo repasse após três meses de aulas, com comprovação de frequência mínima de 75% e participação nos testes;
  3. Terceiro repasse após a certificação do estudante alfabetizado e sua matrícula na próxima etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para mais informações, acesse o site oficial do Alfabetiza Piauí.

Adaptação da fonte: www.cidadeverde.com