Alunos e professores do Instituto Federal do Piauí (IFPI/ Parnaíba), que fica localizado na BR 402, realizaram uma manifestação nesta quinta-feira (10) em prol da melhoria do transporte público que atenda os alunos do instituto, pois existe apenas uma linha que circula quatro vezes por dia, sendo que a oferta é a mesma de cinco anos atrás.
Os alunos saíram em caminhada do Monumento da Águia, no centro da cidade e foram até a Câmara Municipal de Parnaíba, a fim de solicitar ao poder legislativo uma audiência pública para discutir as condições precárias dos meios de transporte que atendem o Instituto Federal, além de reivindicar à prefeitura de Parnaíba mais veículos para atenderem os alunos.
Para os usuários do transporte, o clima é de insatisfação, pois todos merecem direitos cidadãos, como educação, saúde, lazer, cultura. E todos esses quesitos dependem de um transporte de qualidade. Os alunos dizem, ainda, que o serviço deve ser fiscalizado, a fim de proporcionar mais segurança e eficiência a todos usuários.
No dia 24 de setembro, o estudante Deyvid Garcez utilizou a rede social Facebook para denunciar um episódio que ocorreu a caminho do instituto, onde os alunos foram obrigados a descer do ônibus a mais de 500 metros da instituição , devido a fiscalização da PRF , pelo excesso de passageiros.
Veja fotos postadas pelo estudante