Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, distribuição, fabricação e uso de medicamentos à base de tirzepatida das marcas Synedica e TG, e de retatrutida, de todas as marcas. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (21).

Segundo a Anvisa, os produtos não possuem registro no órgão e sua origem é desconhecida, o que não oferece garantia sobre o conteúdo ou qualidade. A medida foi tomada após a comprovação de que estavam sendo divulgados e vendidos irregularmente, inclusive por meio de uma conta no Instagram.

A agência alerta que, por serem irregulares e de origem desconhecida, essas “canetas emagrecedoras” não podem ser usadas em nenhuma hipótese. A proibição se aplica a qualquer pessoa física, jurídica ou veículo de comunicação que comercialize ou divulgue os produtos.

Desde novembro de 2025, a Anvisa já havia proibido a importação desses medicamentos. Atualmente, produtos dessa classe só podem ser comercializados com prescrição médica e registro regular na agência.

#Anvisa #CanetaEmagrecedora #Medicamento #Proibição #Saúde #VigilânciaSanitária #Tirzepatida #Retatrutida #Alerta #Segurança