A Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Parnaíba (APAS) funciona na casa situada na Rua Timbiras – nº 236, região do bairro Boa Esperança. A instituição foi fundada no ano de 2010 pela senhora Lindalva Nascimento, a partir de uma necessidade que veio da sua própria casa. A deficiência auditiva do filho fez com que fosse plantada a semente de uma árvore que está prestes a completar oito anos, e já tem dados muitos furtos.
Na APAS de Parnaíba são desenvolvidas uma série de atividades voltadas à atenção para com a pessoa com surdez. O resultado do trabalho pode ser percebido deste muito cedo, como por exemplo com o pequeno Gabriel tem só 01 ano e 06 meses. No colo da mãe, o garoto experimentou seu primeiro contato com a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Paula Ribeiro afirma que pretende aprender para repassar o conhecimento ao filho.
Em seu tempo de funcionamento, pode se dizer que a APAS tem muito a comemorar, afinal são incontáveis os atendimentos prestados ao longo dos últimos anos. Mas dona Lindalva faz questão de ressaltar que ainda há muito que se fazer. Sobretudo no que diz respeito às políticas públicas, que ainda são pouquíssimas em meio ao que seria preciso. Algo que vai além do ensino de Libras e passa por necessidade de mais espaços especializados.
O trabalho da APAS já ultrapassou fronteiras, atraindo pessoas de todas as partes do país. A paulista Terezinha Santana perdeu a audição aos três anos de vida e hoje em dia desenvolve um trabalho reconhecido em todo o Brasil, auxiliando na comunicação entre pessoas com surdez. Recentemente, ela veio trazer um pouco do seu conhecimento para o público de Parnaíba, tendo ministrando um curso para surdos e seus familiares.
A APAS de Parnaíba funciona às terças, quartas e quintas, das 19h às 21h, bem como aos sábados pela manhã. Esta foi a primeira instituição a ser retratada em uma série de reportagens que a TV Costa Norte passa a apresentar a partir desta segunda-feira (20) com fundações que prestam importantes serviços para a sociedade de Parnaíba e região.