Apicultores do litoral do Piauí dão novos passos com qualificação de manejo
Noções teóricas básicas em apicultura, como biologia das abelhas, equipamentos, indumentárias, insumos e a própria prática de campo são abordagens de um curso que apicultores do norte do Piauí estão participando na Estação de Piscicultora da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), uma realização da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), nesta quarta e quinta-feira (20/02).
Noções de manejo dos apiários para uma maior produção e qualidade do mel produzido foi ponto alto nas orientações feitas pelo apicultor Sebastião Melo. Ele tratou técnicas simples e econômicas, mas bastante rentáveis. Melo destacou ainda que a região do litoral do Piauí dispõe de flora e clima excelentes para apicultura de abelhas sem ferrão, que é mais apreciada no mercado. Jean Barreto, presidente da Associação dos Apicultores do Solo Litorâneo, informou que a produção ainda é tímida e não atende a demanda do mercado.
O passo a passo da criação das abelhas com e sem ferrão corresponde a uma capacitação para quem estar iniciando a apicultura ou quem está em busca de mais qualificação; pois a região norte do Piauí tem grande talento para o ramo. Com mais preparo e técnica, o produtor tem mais condições de direcionar sua atividade para o que mais lhe convier ou atender a demanda do mercado.