No dia 22 de dezembro de 2014, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde teve as portas da Unidade de Terapia Intensiva – UTI, fechadas para a admissão de pacientes. Os que já estavam na unidade receberam alta. O fato ocorreu por conta da insatisfação dos médicos contratados com seus vencimentos atrasados, além da estrutura física totalmente inadequada para o funcionamento do local.
O fato levou insegurança para a população parnaibana e de cidades vizinhas, já que o hospital recebe pacientes de todas as cidades que compõe a planície litorânea e de Estados vizinhos, como Ceará e Maranhão. Devido a isso, o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto tomou a decisão de realizar um convênio com um hospital particular para disponibilizar leitos de UTI para a população.
Mas, no primeiro dia do ano, a UTI do hospital voltou a receber pacientes. Com a transição de governo, o objetivo é que seja realizada uma reestruturação dos órgãos públicos do Estado do Piauí. O novo secretário da saúde, Francisco Costa, se comprometeu em trabalhar para melhorar a qualidade dos hospitais regionais.
A reportagem entrou em contato por telefone com a equipe da UTI do HEDA de plantão na tarde dessa sexta-feira (02), e teve a resposta de que os pacientes estão sendo admitidos na unidade e que neste momento, os dez leitos à disposição, encontram-se lotados. Estes estão recebendo os cuidados devidos pela equipe médica de plantão.
Fonte: Proparnaiba
Edição: Portal Costa Norte