A comissão de estudo sobre as taxas cobradas pelo Departamento de Trânsito do Piauí (Detran), formada por deputados estaduais, representantes da Secretária da Fazenda do Estado e do Detran, irá se reunir na manhã desta quinta-feira, 24, na Assembléia legislativa para discutir uma proposta definitiva sobre os preços cobrados na prestação de seus serviços.
A reunião foi requerida pelo deputado Marden Menezes (PSDB) integrante da comissão, com o intuito de dar continuidade aos trabalhos que se encontravam parados. De acordo com o tucano, um dos problemas no andamento das atividades foi a negação de informações por parte do Detran. “O próprio órgão que se disse interessado em resolver a questão se negou a fornecer algumas informações”, disse.
Marden afirmou ainda que a proposta deve ser estabelecida o mais rápido possível para que o governo do Estado possa encaminhá-la ao Legislativo Piauiense, para que a população tenha uma resposta. “No inicio do ano, o governo se mostrou disposto a corroborar com as reivindicações, devemos então elaborar uma proposta definitiva para apresentar ao governador e possivelmente reduzir os preços cobrados pelo Detran” afirmou.
A comissão foi criada ainda em 2010, com o objetivo de elaborar estudos sobre as taxas cobradas pelo Detran-PI, em comparação as taxas cobradas pelos demais Estados do Nordeste. Conforme levantamentos feitos pela comissão o Detran-PI cobra 35 taxas somente da espécie habilitação contra 20 constantes no anexo único, e outras 30 taxas da espécie veículos contra 26 previstas no mesmo instrumento legal.
“O estado do Piauí mesmo sendo um dos estados mais pobres da federação é o que cobra as taxas mais caras. Essa é uma luta de muitos anos, por isso temos insistido na resolução dessa problemática” salientou o deputado.