A Assembleia Legislativa aprovou ontem Proposta de Emenda Constitucional – PEC, de autoria do deputado Antônio Félix (PSD), que reajusta os salários dos delegados de Polícia Civil, auditores fiscais e controladores do Estado. A proposta teve 26 votos favoráveis e deve passar pela segunda votação após o feriado da Semana Santa.

O projeto, que já havia sido apreciado no final do Governo passado e retirado de pauta atendendo a pedido do atual Governo. O deputado Fábio Novo (PT) explica que ainda no final do ano passado votou contra a matéria, porque era final de Governo e o Estado estava inviabilizado financeiramente com a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Após a saída desta situação, foi possível tratar das questões salariais de outras categorias, como a do professor. Novo admite que a situação da segurança pública é crítica e que agora sim é possível tratar da questão salarial dos delegados. João Mádison (PMDB) argumenta que esta é uma contradição do Governo petista e afirma que vota a favor da PEC por entender a importância das categorias beneficiadas.

A deputada Juliana Moraes Sousa (PMDB) lembra que a PEC deveria ter sido votada ainda no final do Governo Zé Filho e critica o adiamento da pauta. Em defesa do Governo, Fábio Novo afirma que se reconhece a importância das categorias, mas era preciso que o Estado ganhasse fôlego e reconhece que a situação da segurança pública é crítica e merece atenção.

As categorias citadas participaram da sessão no sentido de pressionar os deputados. Dentre os presentes, a delegada Vilma Alves destaca que a segurança pública deve ser revista e em sua opinião há uma entrega do profissional, que está constantemente próximo do perigo. “Este profissional se arrisca a morrer em nome da sociedade”, enfatiza.

Fonte: Jornal O Dia