Nesta semana, um vídeo que viralizou nas redes sociais chamou a atenção dos parnaibanos. Na gravação é possível ver o momento em que uma retroescavadeira interrompe o sangramento da Lagoa do Portinho com areia.

 

“Eles fazem isso, não avisam nada à comunidade […] Eles fazem como eles querem”, declarou uma moradora no vídeo. 

 

 

Segundo pessoas que moram nas imediações do ponto turístico – ao ser questionado sobre de quem partiu a ordem da interrupção do sangradouro, o motorista da retroescavadeira teria informado que foi da Prefeitura de Parnaíba. O Portal Costa Norte entrou em contato com Renan Benício, responsável pela Secretaria de Meio Ambiente do município, que através de áudio disse: “Não foi ordem da Secretaria de Meio Ambiente, nem da Prefeitura de Parnaíba, inclusive estivemos no local e o trator não se encontrava mais lá”. 

 

De acordo com a legislação estadual do Meio Ambiente, na área que compreende a Lagoa do Portinho, bem como qualquer outro ponto turístico do Piauí, não é permitido a realização de atividades que possam causar  impacto ambiental sem a devida autorização da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – Semear. 

 

A  Associação de Amigos Moradores do Portinho, AAMP, chegou a emitir uma nota de repúdio sobre o fato:

 

“Hoje (1º) a comunidade portinho foi surpreendida com uma máquina retroescavadeira fechando o sagramento da lagoa, o presidente da associação de moradores da comunidade foi ao local falou com maquinista e ele afirmou que tava cumprindo um mandado da prefeitura, foi consulado com órgão competente do meio ambiente do município e os próprios responderam que eles não tava sabendo de nenhum mandado pra fecha o sagramento da lagoa do portinho, os pescadores nativos e moradores da comunidade foi para o  local  e falaram que eles não continuar com a execução de fechamento do sagramento, porque quando a lagoa sangra ela gera sustento pra os pescadores nativos na regiões e moradores local, com tanto alvoroço chegou um carro e viu o tamanho da indignação dos moradores e retirou a máquina e os moradores abrirá novamente”.