O número de assaltos e arrombamentos a agências bancárias no interior do Piauí cresceu em mais 200% este ano. De acordo com o Sindicato dos Bancários, foram registrados 25 assaltos e arrombamentos no estado só no primeiro semestre de 2013. Já no mesmo período do ano passado, foram registrados apenas oito casos. Segundo o presidente do sindicato, José Arimatéia Passos, a falta de segurança nas cidades do interior é a principal causa do aumento das ações criminosas.
“Vemos que algumas agências da rede privada ainda não atenderam quase nada do que está na lei. É preciso avançar e investir nas questões de segurança. Esse investimento garante um conforto tanto para os bancários quanto para os clientes”, declarou.
Devido a onda de assaltos, as agências e caixas eletrônicos que foram alvo dos roubos ficam fechados, prejudicando a população que fica sem alternativas para atendimentos bancários em suas cidades e precisam se deslocar para outros munícipios.
“A situação gera mais despesa e incômodo para os populares. Acabamos até perdendo o dia de trabalho já que as cidades não são próximas. Isso é um transtorno muito grande para a população”, disse o produtor rural Jocione Silva.
Exemplo da situação é a cidade de Agricolândia, onde a única agência bancária foi assaltada duas vezes em 40 dias. A última ação foi em julho e após dois meses, a agência não foi reaberta.
Fonte: G1 PI