Atendendo requerimento de advogados do grupo OAB de Todos, o Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí (OAB-PI) acolheu por maioria de votos, durante reunião na noite de ontem (27), solicitação de mudança de data da eleição interna da entidade, anteriormente marcada para 17 de novembro. O colegiado decidiu que o pleito será realizado no dia 20 de novembro.

O motivo da mudança foi o entendimento de que a realização das eleições no dia 17 de novembro, sábado seguinte ao feriado de 15 de novembro (Proclamação da República), poderia ocasionar uma grande abstenção. Por não terem férias, muitos advogados aproveitam feriados prolongados para viajar.

A solicitação do grupo OAB DE TODOS era de realização das eleições em 24 de novembro, também um sábado. Para Celso Barros Neto, pré-candidato à presidência da OAB-PI, o acolhimento, mesmo parcial, do requerimento permite a ampla participação dos advogados piauienses no processo de escolha dos novos Conselho Seccional, Conselheiros Federais, Diretoria e Conselho Fiscal da Caixa de Assistência e Diretoria das diversas Subseções.

“Impetramos dois requerimentos, o último deles subscrito por mais de 80 advogados. A mudança de data beneficia a ampla participação dos eleitores, isso dá maior legitimidade ao pleito”, destaca Celso Barros Neto. Na última eleição para a OAB-PI, em 2009, quase mil advogados deixaram de votar.

Eleições

Durante o pleito serão eleitos os novos Conselho Seccional, Conselheiros Federais, Diretoria e Conselho Fiscal da Caixa de Assistência e Diretoria das diversas Subseções. Os mandatos em disputa têm início em 1º de janeiro de 2013, encerrando-se em 31 de dezembro de 2015.