Você sente a pele áspera? A aspereza incomoda e pode ser um problema grave se não for tratada. No Bem Estar desta terça-feira (14), a dermatologista Márcia Purceli e a farmacêutica Simone Nascimento deram dicas para evitar rachaduras e o ressecamento da pele.
Segundo a Dra. Márcia Purceli, o calcanhar e o cotovelo são as regiões que mais sofrem com esse problema por causa do atrito constante com outras superfícies. Por exemplo, encostar os cotovelos sobre mesas faz a pele fina desta área engrossar e ressecar. O mesmo acontece com os calcanhares e os pés, especialmente o das mulheres, por causa dos sapatos abertos.
A pele demora até 28 dias para ser renovada, então é fundamental o uso de produtos cosméticos e farmacêuticos. Segundo a Dra. Márcia Purceli, lixar os pés ajuda, mas não é suficiente porque você só tira as camadas mortas e não hidrata. O uso do silicone também não hidrata, apenas protege e cria uma barreira para a pele não perder água. A dica da dermatologista é não usar óleo nos pés para não escorregar e esfoliar a região sempre após o banho.
A farmacêutica Simone Nascimento recomenda utilizar esfoliantes, no máximo, duas vezes por semana. Alguns esfoliantes utilizam a tradicional pedra pomes moída e têm o seu mesmo efeito. O produto ajuda a eliminar a pele morta e garante uma melhor hidratação.
Simone alerta que, em casos de pés com rachaduras graves, melhor não esfoliar para não machucar. Para melhor resultado da hidratação, ela dá a dica de embrulhar a pele em papel filme e deixar por um tempo. No caso dos pés, a meia pode desenvolver esse papel.
Veja mais algumas dicas para evitar o ressecamento e a aspereza da pele:
– Tente evitar sapatos que causem atrito
– Varie o tipo de sapato: não use apenas os muito baixos ou os abertos
– Considere o uso de palmilhas e protetores contra atritos e impacto
– Aumente a frequência da hidratação no verão porque o uso de sapatos abertos resseca mais os pés
– Não basta lixar os pés, é preciso hidratar. As lixas são de uso individual
– Lave e aplique os diferentes hidratantes
– As manteigas e óleos criam uma espécie de filme que impede a saída de água. Coloque um papel filme ou meias para auxiliar
– O silicone cria uma camada deslizante que dificulta o atrito da pele com o sapato
– A ureia é uma substância que injeta água na pele ressecada. Em concentrações acima de 3,5%, só deve ser usada com indicação médica
– Caso as rachaduras permaneçam mesmo com hidratação, vá ao médico verificar se você não tem micose ou uma infecção por fungos.
Fonte: G1