A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realiza hoje (29) audiência pública, a partir de 9h, para discutir a transformação da Agespisa em Instituto de Águas e Esgotos do Piauí. Com a mudança da empresa de economia mista em autarquia, autorizada através da reforma administrativa encaminhada pelo governador Wellington Dias (PT), o Governo espera reduzir os prejuízos da companhia de abastecimento de água e esgoto que atende a todo o Piauí.
O proponente da audiência, deputado Marden Menezes (PSDB), quer saber se a mudança não vai trazer prejuízos aos servidores. “Os sindicatos se posicionam contrários a essa mudança do regime jurídico. Então vamos ouvir todos os envolvidos para esclarecer tudo”, ressalta o parlamentar.
Na semana passada, o presidente do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, Herbert Buenos Aires, disse a ODIA que a nova autarquia vai poder contrair empréstimos, necessários para investimentos em saneamento básico, já que a Agepisa está endividada e sem poder investir.
O Sindicato dos Urbanitários, porém, discorda da mudança e diz que o problema da Agespisa é apenas de gestão. “Precisaria a empresa cortar metade dos terceirizados e trazer de volta para a empresa pelo menos 80 funcionários qualificados que estão à disposição de outros órgãos”, criticou o presidente, Francisco Ferreira, que participará da audiência e promete fazer manifestação contra o Instituto.
Fonte: Jornal O Dia