A chegada de setembro traz consigo o início do período mais quente do ano para o Piauí. O B-R-O BRÓ como é conhecido este período, se caracteriza por altas temperaturas e baixa umidade do ar, e este ano as previsões apontam que o período não deve ter muita variação, quando comparado com os anos anteriores. Os estudos apontam que as temperaturas devem variar entre 38°C e 40°C, ou até mesmo ultrapassar esta temperatura, durante o período.
Com temperaturas atingindo os 40°C e umidade do ar com expectativa de ficar por volta dos 30% ou abaixo disso, o período traz ainda as preocupações com a saúde, que acaba sendo afetada pelas altas sensações térmicas e pela baixa umidade do ar. A meteorologista Sônia Feitosa informou que a tendência, como de costume, é que com a chegada de Setembro as temperaturas comecem a subir gradativamente. “O movimento dos sistemas meteorológicos, que vão começar a atuar por aqui, impediram a formação de nuvens de chuvas, isso já afeta a questão da temperatura, além disso a umidade também se reduzirá. Já temos locais no estado que registram até mesmo 40°, a tendência é esse valor aparecer mais constantemente nos registros”, fala Sônia.
O professor em climatologia Werton Costa fala que as previsões para o período apontam uma manutenção das temperaturas e umidade do ar características do momento em outros anos. “Não existe expectativa para grandes variações, mas dependendo do local onde a pessoa estiver, a sensação térmica pode variar, mas tudo dentro da normalidade para o B-R-O Bró. As temperaturas devem apresentar essa média de 38°C e a umidade deve ficar por volta dos 30% ou até mesmo abaixo disso”, fala o professor.
Ele acrescenta ainda que a ausência de chuvas é comum, pois o sistema que provoca a ocorrência de precipitações na região, neste momento, começa a atuar no hemisfério norte do planeta. “As pessoas têm que se preparar para as condições climáticas que vamos ter. Tentar melhorar a umidade do ar, para evitar problemas de saúde é essencial para conseguir enfrentar esse tempo quente e seco que está chegando”, acrescenta o professor.
Outro ponto destacado pelo professor é que a faixa atlântica do Nordeste deve ainda receber algumas chuvas e ter a umidade do ar mais elevada, no entanto esse cenário pode mudar gradativamente com a passagem do B-R-O Bró.
Sônia Feitosa aponta que a criação de mais espelhos d’água pela cidade pode ser uma saída viável para melhor a umidade por Teresina, além de recorrer a áreas com mais árvores, onde a umidade é maior e as temperaturas são mais amenas.
Outra dica para melhorar as condições do ar nesse momento de altas temperaturas é deixar em ambientes com ar condicionado, toalhas molhadas ou bacias com água, para evitar que o ar fique muito seco, já que o ar condicionado diminui a temperatura ambiente, mas também reduz a umidade do ar. Evitar exercícios muito desgastantes nos horários com maiores temperaturas também podem evitar maiores impactos à saúde da pessoa. Usar hidratante na pele também auxilia no enfrentamento ao tempo seco. A substituição ou utilização conjunta do ar condicionado e do umidificador de ar também é indicada.
Fonte: Meio Norte