Quando reclamamos do calor e dizemos que está pior este ano, não se trata de mera impressão. Prova disso é o aumento na quantidade de focos de incêndio no Piauí. Desde que teve início o B-R-O-BRÓ, no mês de setembro, o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais já registrou 9.112 queimadas espalhadas pelo Estado, o que representa mais de um incêndio a cada 10 minutos, em média.
No mesmo período do ano passado, considerando o mês de outubro completo, foram identificados somente 4.324 focos de incêndio no Piauí. A quantidade de queimadas em todo o ano de 2014 – 9.715 – foi quase igual à registrada somente nos últimos 50 dias deste ano, que teve ao todo 12.423 focos de incêndio.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo desde o meio dia de ontem (19). Nos municípios situados nas regiões sudoeste, sudeste e o centro-norte do Piauí, há potencial risco à saúde, com umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%.
Em Teresina, o Inmet prevê temperatura máxima de 40ºC nesta terça-feira (20). Nos dias seguintes, a máxima será de 39°C, com mínima de 25ºC.
Na semana passada, o lugar onde existia a quinta maior lagoa do Brasil, localizada no município de Parnaguá, foi tomado por um incêndio que durou dois dias. Já em Esperantina, o fogo se alastrou pela mata e atingiu quatro comunidades. Foram necessários sete dias para conseguir extinguir o incêndio.
Fonte: Portal O Dia