Piauí fica em estado de emergência no semiárido e região Centro-Norte.
temperatura em Teresina atingiu os 40 graus Celsius em Teresina e com umidade relativa de ar de 16%. Nesta quarta-feira, a temperatura da capital piauiense deve ficar em 42 graus Celsius.
A diretora do Departamento de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar),meteorologista Sônia Maria Ribeiro Feitosa, afirmou que a umidade relativa do ar de 16% registrada em Teresina é classificado como estado de alerta.
Segundo ela, quando a umidade relativa do ar fica em 30% é classificado como estado de observação; de 20% é de estado de alerta; e de 12% é classificado como situação de emergência.
Sônia Ribeiro Feitosa afirmou que nos municípios do semiárido e na região Norte-Centro do Piauí a umidade relativa do ar está entre 12% a 13%, em situação de emergência.
A meteorologista Sônia Ribeiro Feitosa afirmou que recomendado neste período de altas temperaturas que os piauienses andem agasalhados, com camisas mangas longas, mas de tecidos leves; devem ingerir bastante líquido; evitar trabalhos pesados como os da indústria da construção civil e nas lavouras; e quando fizer exercícios físicos que sejam executados a partir das 15h30 às 16h.
Em relação às umidades relativas do ar baixas, as pessoas que usam ar-condicionado devem providenciar a umidificação artificial do ambiente como o uso de umidificadores ou vasilhames com água.
Sônia Ribeiro Feitosa também aconselha o uso de protetor solar porque o Piauí também está com altos índices de radiação ultravioleta.
Fonte: Meio Norte