Embora as obras de recuperação dos trechos cortados pelas chuvas, nas proximidades de Teresina na BR-343, venham causando transtorno para milhares de motoristas, graças à intervenção imediata do governo do Estado, as obras avançam e ganham reforço na parte de tubulação. O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) tem dado a atenção necessária para realizar os reparos.
A recuperação do trecho 370.40, da BR-343, nas proximidades da Ladeira do Uruguai, foi dividida em três fases. Na primeira fase da obra os técnicos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER-PI), realizaram o corte da extensão afetada da pista, retiraram o aterro e fizeram a base para instalação do novo bueiro. Nesta segunda fase, já iniciada, o local começa a receber os tubos que se transformarão numa base com extensão de 17 metros criando um novo bueiro triplo, além da retirada dos materiais antigos, será feita uma nova base de concreto e o aterro do local afetado. A obra chega a terceira e ultima fase quando acontecer à retirada dos entulhos e for colocada uma nova camada de asfalto nivelada à parte superior da pista.
De acordo com o diretor Geral do DER, Jose Dias, todas as etapas desta obra estão atendendo ao cronograma previsto que é finalizar a mesma em um prazo máximo de 15 dias. “Neste tipo de obra a primeira parte, que visa à recuperação estrutural da base do Bueiro é sempre a mais complexa, porque demanda trabalho para se chegar até ela, pois essa estrutura tem que ser reforçada já que irá receber a nova tubulação. No entanto estamos avançando e a implantação completa das manilhas que formarão a estrutura desse novo bueiro com saída tripla estará concluída já nos próximos dias”, disse.
A situação da PI-112, que liga Teresina ao município de União também está bem adiantada. Segundo José Dias, até o fim dessa semana uma das pistas será liberada para o tráfego de veículos. De acordo com o diretor do DER será preciso apenas refazer o aterro da área, já que o bueiro presente no local ficou intacto. Em seguida, será refeito o asfalto e a retirada do material antigo das proximidades do trecho, liberando a pista nos dois sentidos.
“Temos trabalhado de forma incansável, em todas as PIs. Atualmente há toda uma equipe buscando a conclusão dessas duas obras no menor espaço de tempo, sem esquecer, claro o restante da nossa malha viária estadual. Já estamos finalizando aqui os serviços da PI-112 e, até o fim desta semana, dependendo das chuvas, entregaremos a obra finalizada”, afirmou o diretor Geral do DER.
O DER está com equipes de técnicos e engenheiros espalhadas pelo Estado e dependendo da situação de cada trecho afetado o órgão tem se prontificado a iniciar as obras nestes locais.
Fonte: CCom