O troféu da Copa do Mundo de 2018 pode ter ido para a França, mas o Brasil foi o campeão das redes sociais.
Os brasileiros começaram o mundial como favoritos, mas sofreram uma decepcionante derrota nas quartas de final para a Bélgica. Fora do campo, no entanto, o país arrebentou no Instagram – a plataforma de mídia social mais popular entre os jogadores de futebol.
Os atletas da Seleção Brasileira foram responsáveis por quase 194 milhões de interações de seguidores – pouco menos do que a população do país -, de acordo com a Primetag, que desenvolve tecnologia para medir influência online.
Enquanto isso, Cristiano Ronaldo – que recentemente foi transferido do Real Madrid para a Juventus – reinou entre os jogadores individuais. As 110 milhões de interações no Instagram do jogador português deixaram o brasileiro Neymar (97,9 milhões) e o francês Paul Pogba (35,9 milhões) em 2o e 3o lugares, respectivamente.
O relatório da Primetag revelou que a Copa do Mundo de 2018 foi o maior torneio de todos os tempos nas redes sociais. Depois de analisar as contas dos 88% dos jogadores do mundial ativos no Instagram, a empresa descobriu que o conteúdo postado gerou 990 milhões de interações. Isso incluiu 6.366 imagens e vídeos enviados para a rede social e 287 milhões de visualizações de vídeos.
Na tabela de equipes, Portugal (120,6 milhões de interações), liderado por CR7, e a França (117,9 milhões), que levou o bicampeonato, terminaram atrás do Brasil. Espanha (75,5 milhões) e Argentina (68,8 milhões) completaram o Top 5.
Os dois posts mais populares da competição, em termos de curtidas, vieram de Cristiano Ronaldo: o primeiro deles, no dia do empate com a Espanha (3 a 3), registrou 9,9 milhões de curtidas, enquanto o segundo, agradecendo aos torcedores pelo apoio depois da eliminação de Portugal da Copa teve 6,9 milhões. O atacante de 19 anos da França, Kylian Mbappé, é o dono da postagem mais popular depois da final, com 4,7 milhões de curtidas na foto em que aparece beijando a taça da Copa do Mundo.
Os 11 mais influentes da Primetag incluem cinco dos jogadores mais caros do mundial, mas também conta com algumas surpresas. O zagueiro central da Colômbia, Yerry Mina, teve 5 milhões de interações, e o lateral-direito iraniano, Ramin Rezaeian, 4,7 milhões.
Rezaeian, o único representante da Ásia entre os 11, tem 1,5 milhão de seguidores no Instagram e também trabalha como modelo.
Enquanto a maioria das estrelas das redes sociais da Copa do Mundo já eram nomes conhecidos em campo, outras usaram o torneio e a plataforma para divulgar seu perfil online.
O meio-campista islandês Rurik Gislason aumentou seus seguidores no Instagram em mais de 4.000% durante a Copa do Mundo, de acordo com o relatório. Gislason, que atualmente tem 1,3 milhão de seguidores, ganhou outros 330 mil depois de entrar como substituto no empate de 1 a 1 contra a Argentina.
O status de estrela em ascensão de Gislason pode estar relacionado ao fato de ele também trabalhar como modelo e ter uma semelhança física com o ator Brad Pitt.
Fonte: Forbes Brasil