Os caixas eletrônicos instalados em estabelecimentos comerciais representam uma praticidade para a população, mas por outro lado, são alvos fáceis para a ação dos assaltantes. De acordo com os comerciantes, no Piauí, os equipamentos tem se tornado alvos de quadrilhas especializadas, que utilizam explosivos e ferramentas sofisticadas.
Segundo o empresário Clerton Batista, o caixa instalado em sua loja de conveniência foi retirado após parte do ponto comercial ser explodido em uma ação criminosa “Nós tivemos um equipamento na empresa durante uns 12 anos sem nenhum problema, mas nos últimos dois anos a ação de bandidos têm sido frequentes. Dessa forma, um caixa eletrônico dentro da empresa traz riscos para os meus funcionários e clientes”, declarou.
Nos seis primeiros meses de 2013 foram 13 ocorrências em todo o estado, a maioria em Teresina. Os clientes apontam a falta de segurança nesses locais como uma agravante da situação. “É necessária seguranças em todos esses pontos comerciais. Sem essa medida nos ficamos com a sensação de insegurança”, afirmou.
O comandante da Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (Rone), Francisco Jorge Alves, alerta que nesses casos a responsabilidade pela segurança é do próprio estabelecimento, mas afirma que a população também pode colaborar evitando saques de valores autos. “Todo local que tem movimentação de dinheiro chama a atenção de bandidos, assim, a preocupação com a segurança precisa ser de todos”, disse.
Fonte: G1