Câmara de Parnaíba aprova projeto que cria feriado do Dia da Consciência Negra
A Câmara Municipal de Parnaíba aprovou um projeto de lei que cria o feriado municipal do Dia da Consciência Negra, data celebrada em 20 de novembro. A proposta de autoria da vereadora Fátima Carmino (PT) foi aprovada por unanimidade entre os vereadores do legislativo municipal na sessão do último dia 30 de outubro. Agora, o projeto segue para a sanção do prefeito Mão Santa (UB).
A autora do projeto 97/2023 já havia apresentado a proposta em 2019, mas a iniciativa não avançou nas comissões da casa. Ela citou que muitas pessoas questionaram o fato de criar um feriado, mas ela defendeu que é uma possibilidade de refletir sobre o significado da data que reflete o papel da população negra.
O presidente da Câmara, vereador Daniel Jackson (Solidariedade), anunciou o resultado da votação da proposição ressaltando que é negro. “Diante da presidência de um homem negro, declaro o projeto aprovado em primeira votação”, disse o parlamentar, que em seguida foi aplaudido pelos colegas.
Dia da Consciência Negra
A data de 20 de novembro faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, pelas mãos de tropas portuguesas. Zumbi dos Palmares comandou a resistência de milhares de negros contra a escravidão, no Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em Alagoas.