Nesta terça-feira (11), a Câmara Federal realizou a solenidade de abertura da exposição “Histórias não contadas – A Batalha do Jenipapo no processo de Independência do Brasil”, idealizada pelo deputado federal Jesus Rodrigues. “Consolidou-se uma visão conciliatória e pacífica de nosso processo de independência, omitindo-se a participação popular e o derramamento de sangue de muitos brasileiros que lutaram em prol da nossa emancipação política de Portugal. O que nós estamos fazendo é um resgate de momentos cruciais que a história oficial não conta”, destacou o parlamentar ao defender a inserção desse episódio nos livros didáticos.
O evento foi organizado pelo Centro Cultural da Câmara, com a colaboração da Prefeitura de Campo Maior. “Agradeço o profissionalismo, dedicação e amor da equipe ao construir a exposição, a empolgação em levar essa história a todo o país”, afirmou o prefeito Paulo Martins durante a abertura do evento, que marca os 191 anos da sangrenta batalha, que foi decisiva para a conquista de independência do Brasil.
A data gravada na bandeira do Piauí, 13 de março de 1823, e a história que esse dia representa para o Brasil, estampam os 200m² do corredor principal da Câmara através de imagens de 2 metros de altura, todas comentadas. Os visitantes têm a oportunidade de ver ilustrações como o quadro “A Batalha do Jenipapo”, de Artes Paz; retratos de líderes do movimento pela independência, como Leonardo Castelo Branco e Simplício Dias da Silva; fotos de encenações do conflito; além de uma série de mapas, como o que demonstra a posição das províncias diante da proclamação da independência.
A exposição conta com a curadoria do secretário de Relações Institucionais de Campo Maior e historiador, professor César Robério Monte, fotografias de Jonas Sousa e coordenação do Núcleo de Design da Câmara. Durante o evento também está acontecendo a exibição de um documentário e a distribuição de 2 mil catálogos e folders referentes à batalha. Boa parte do acervo é feita de fotografias de peças do Museu do Piauí, além de recortes de livros de história.
Dentre as autoridades presentes estavam o ex-Deputado Federal Antônio José Medeiros; o Deputado Federal Hugo Napoleão, o Deputado Federal João Ananias e a Diretora do Centro Cultural, Isabel Flecha de Lima.
Fonte: Assessoria de Imprensa