Imunização contra gripe atinge 43,5% a 8 dias do fim da campanha no estado. Números deixam o estado em último lugar em cobertura vacinal no Nordeste.
A menos de 10 dias para o fim da campanha de imunização contra o vírus Influenza A, H1N1, os postos de vacinação no Piauí aplicaram pouco mais de 280 mil doses, o que corresponde a 43,50%, menos da metade da meta do estado, que é imunizar cerca de 650 mil. Os números estão disponibilizados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) e colocam o Piauí em último lugar no ranking de estados do Nordeste em cobertura vacinal.
Segundo a coordenadora de imunizações da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), Kássia Barros, os números não correspondem com a realidade de vacinas aplicadas, uma vez que os tem enfrentado um problema comum na alimentação do sistema: a dificuldade com acesso a internet.
“Não temos registrado falta de vacinas nos postos de saúde. As doses que temos recebido estão sendo encaminhadas para todas as regionais. O problema é que nós não temos retorno de todas as doses aplicadas. Por conta da falta de conexão com a internet, os municípios ficam sem alimentar o sistema com as informações. Por isso, o estado está em último lugar na cobertura vacinal. Estamos cobrando”, disse.
Ainda assim, unidades de saúde na capital chegaram a registrar falta de vacina, o que deixou a população aflita. Adultos, idosos e crianças que procuram os hospitais e postos de vacinação não conseguem a imunização contra a doença.
A diretora de vigilância e saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS) chegou a dizer que o desabastecimento das vacinas ocorre em todo o país.
O órgão informou ao G1 que novas doses devem chegar à capital nesta sexta-feira (12) e alimentar as unidades de saúde para a campanha. Em Teresina, 52,66% da população alvo da campanha já se vacinaram. O percentual corresponde a 106 mil pessoas imunizadas dos pouco mais de 200 mil a se vacinar.
No estado, a campanha começou no dia 30 com o “Dia D”, um sábado de mobilização nacional. Com a chegada da temporada de casos de gripe antes do esperado, o Ministério da Saúde liberou estados e municípios a antecipar a campanha assim que recebessem os lotes de vacina, como aconteceu em Teresina. A campanha teve início dia 26 de abril.
Público-alvo
Crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e pessoas com mais de 60 anos, não conseguiu atingir ainda a metade do público-alvo da campanha.
Casos de Influenza
Até o início do mês de maio, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) havia notificado 68 casos suspeitos de Influenza, sendo que 10 evoluíram para óbito. Dos casos notificados no Piauí, 60 eram residentes no estado e oito vieram do Maranhão, atendidos no Piauí.
Fonte: G1/Piauí