“Proteja Parnaíba – onde tem respeito, tem direitos humanos. Onde não tem, disque 100.” É com este tema que o Centro de Referência e Assistência Social (CREAS), através da SEDESC, juntamente com entidades e órgãos, se mobilizarão este ano contra a exploração de crianças e adolescentes. A ideia é evitar a violação dos direitos das crianças e adolescentes da região com ações voltadas para combater o trabalho infantil, abandonos, violência física e psicológica, negligências e discriminações, e principalmente a exploração sexual, que na maioria das vezes, o agressor está dentro da casa ou bem próximo da vítima.
A campanha inicia no dia 27 de fevereiro com um encontro com a juventude na Escola Estadual Lima Rebelo, além de panfletagem em bailes de carnavais da cidade, blitz e desfile do bloco disque 100, e para encerrar dia 04 as atividades da campanha, que promete arrastar pais, crianças e todos aqueles que abraçam a causa.
Em 2013, o conselho tutelar registrou um acréscimo de 50% nos casos de exploração sexual na cidade em relação ao ano passado. Apesar dos dados serem assustadores, a coordenadora do conselho tutelar, Raimunda Dionísio, afirma que eles são um reflexo da maior consciência dos cidadãos.
A campanha contra exploração da criança e dos adolescentes, que se estenderá até o dia 4 de março, é um alerta maior devido ao carnaval, mas, segundo a Diretoria de Proteção Social Especial, as ações e as denúncias podem ser feitas durante todo ano.