Os meses de janeiro a julho são o período em que as tartarugas começam o seu processo reprodutivo nas praias do litoral piauiense. Por isso, assim como anos anteriores, a equipe do Projeto Tartarugas do Delta já iniciou a campanha de alerta para a reprodução, perpassando por etapas que vão desde a sensibilização a pessoa tornar um colaborador.
A campanha tem como objetivo repassar todas as informações sobre as etapas do processo de desova para que os turistas e comunidade local tomem conhecimento sobre a ocorrência de desovas no litoral. Apesar delas aparecerem mais a noite e não serem facilmente vistas, a população tem que se inteirar do que pode ou não fazer para ajudar na preservação.
O conselheiro ambiental da região Barra Grande do município de Cajueiro da Praia, mais conhecido como Seu Chagas, tornou-se um grande colaborador: quando avista alguma tartaruga, segue cada passo da cartilha e acaba ajudando a conservar mais um ninho cheio de filhotes de tartarugas.
De acordo com Werlanne Magalhães, coordenadora técnica do Projeto Tartarugas do Delta, todo mundo pode ser um colaborador, uma vez que temos uma grande área para proteger: a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (APA). APA se estende desde os municípios de Barroquinha e Chaval, no Ceará, até o município de Tutóia, no Maranhão.