doação

Com as festividades e férias escolares do mês de dezembro muitas famílias buscam lazer em outros municípios ou estados. Isso propicia o aumento nos índices de acidentes de trânsito e consequentemente a necessidade de doação de sangue, além da demanda frequente para tratamento oncológico e demais procedimentos cirúrgicos.

Para estabilizar o estoque neste período o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) lançou a campanha de doação de sangue na última sexta-feira (11). A necessidade é para todas as tipagens sanguíneas, mas principalmente para os tipos A e O negativos, considerados raros.

“Temos dois pacientes um no infantil e outro no HU necessitando de sangues raros, A e O negativos, que não costumamos ter em nosso estoque. Mas o alerta é para a doação de todos os tipos de sangue, para garantir um atendimento tranquilo à população”, ressalta Maria Teixeira, supervisora de comunicação do Hemopi.

No final de ano, a queda nos estoques de sangue fica entre 30% e 40%, nos Centros de Hematologia de todo o país. “Para tentar garantir um estoque significativo de sangue, que convidamos a sociedade para fazer parte dessa campanha de doação de sangue para o período de final de ano, porque a demanda de uso de sangue transfusional aumenta e a oferta diminuiu”, ressalta.

O Hemopi funciona na Rua Primeiro de Maio, 235, Centro/Sul, Teresina. As doações podem ser feitas de segunda a sábado, das 7h às 18h, sem intervalo para almoço, inclusive em feriados.

Fonte: Meio Norte