O esporte é prioridade destes jovens que querem vencer e o Jiu-jitsu, é o instrumento escolhido. Diante disso, a Federação Piauiense de Jiu-jitsu Esportivo, realizou no domingo (20), em parceria com a prefeitura de Parnaíba, na quadra poliesportiva da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a quarta edição do Parnaíba Open 2016, troféu Mestre Heleno Maia. O evento reuniu mais de cem competidores dos estados do Piauí, Maranhão, Ceará e Brasília. Somente de Parnaíba foram 34 lutadores participantes. A escolha deste município para realização do evento se deve aos resultados frente às competições nacionais e internacionais de Jiu-jítsu em que Parnaíba é destaque.
Esta competição ofertou aos campeões free pass, ou seja, passagem e hospedagem aos competidores vencedores, para o campeonato nacional a ser realizado na capital do Estado do Pará, pela Confederação brasileira de Jiu-jítsu Esportivo. Os atletas de Parnaíba, já campeões várias vezes tem o campeonato nacional como meta de sua carreira esportiva.
Por conta do respaldo que o Jiu-jitsu de Parnaíba ganhou, acabou atraindo atletas de longe para competir a fim de conseguir um nivelamento na própria prática e saída da zona de conforto em busca do aperfeiçoamento constante. Realidade evidenciada no lutador Rodrigo Júnio, que veio de Brasília para competir ao saber que o evento seria realizado em Parnaíba.
A Federação Piauiense de Jiu-jitsu Esportivo realizou o evento em parceria com a Prefeitura de Parnaíba que deu apoio logístico. O lutador Gabriel Souto Maior é o organizador do campeonato, presidente da Federação Piauiense de Jiu-jitsu Esportivo e incentivador da modalidade esportiva. Segundo ele, Parnaíba tem excelentes lutadores. Entre eles, os do Projeto Lutando pelo Futuro que tem campeões nacionais e internacionais. O Jiu-jitsu tem sido uma importante ferramenta de transformação da conduta dos envolvidos, muitos deles saíram da condição de vulnerabilidade social para serem campeões na educação e no esporte.