Dando continuidade à série de entrevistas com os candidatos que buscam uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) nas Eleições de 2014, o Jornal da Costa Norte recebeu na edição desta terça-feira (26/08) a candidata a deputada estadual Diana Maria Pires Rocha (PSC), da coligação “Reconstruindo o Piauí”. A candidata parnaibana falou de suas ideias e propostas, bem como realizou uma análise da atual conjuntura política no Estado.
Seguindo a mesma linha de perguntas de outras entrevistas, a jornalista Carol Porto iniciou o diálogo perguntando para a candidata qual era a sua avaliação com relação aos resultados de pesquisas que são divulgados constantemente em todo o Piauí. Diana Pires avaliou que as pesquisas mostram uma tendência do eleitor, no entanto não chega a revelar um resultado final de uma eleição.
“Política é uma caixinha de surpresa! Uma pesquisa mostra uma tendência, mas ela não revela um resultado. Tudo depende de vários fatores, pois o eleitorado muda de opinião constantemente. Existe a questão da divulgação, da aceitação, o eleitorado indeciso que ainda pode mudar. Sabemos que há pesquisas tendenciosas, acabando por deixar a gente naquela expectativa. Mas acredito que está muito cedo, pois estamos na metade de uma campanha e ainda têm muitas coisas para acontecer”, ponderou a candidata Diana.
Logo após, foi perguntado para a candidata qual era a avaliação que ela faria com relação a situação dos candidatos Mão Santa (PSC) e Zé Filho (PMDB), sendo tio e sobrinho respectivamente concorrendo ao mesmo cargo de governador do Estado.
“Eu avalio que são dois candidatos, assim como tem o outro, eles concorrem normalmente assim como os demais. São parentes, mas são políticos que estão defendendo os seus respectivos partidos e a sua ideologia. Tem gente falando que a nossa coligação é uma terceira via, mas na realidade a gente é oposição. Um lado defende o governo federal, o outro o estadual e nós somos oposição. Representamos a população livre, que não tem nenhum parente preso a tal governo com medo de votar”, afirmou Diana Pires.
A candidata, que já pleiteou o cargo de vereadora de Parnaíba nas eleições de 2000, 2004 e 2012, busca nas eleições de 2014 ser deputada estadual. Mesmo ainda não tendo ocupado nenhum cargo público, Diana se mostrou conhecedora da realidade da região norte e falou de propostas para setores básicos, como a educação. Segundo ela, a implantação da educação em tempo integral em toda a rede pública de ensino seria a melhor saída.
“A educação é a salvação desses jovens. Acredito na educação em tempo integral. Além disso, quero concursos públicos para professores, pois os profissionais têm que trabalharem satisfeitos. Já com relação à educação de tempo integral, gostaria de ver essas crianças durante todo o dia na escola. Os fins de tarde ficariam reservados para a prática de esportes, e durante a noite voltariam para casa”, explicou a candidata do PSC.
Em seguida, a candidata falou de propostas para a saúde e segurança. De acordo com ela, é preciso que os hospitais e os postos de saúde que estão fechados sejam reabertos, bem como que haja uma valorização dos profissionais da “terra” com a realização de concursos públicos. Diana Pires também afirmou que caso seja eleita, irá lutar pela reabertura da Academia de Polícia Militar do Piauí, localizada na BR 343 em Parnaíba, visando a formação de novos oficiais.
Nas considerações finais, a candidata Diana pediu um voto de confiança do eleitorado piauiense, comentando a importância da população em se envolver mais com a política. Segundo ela, é importante que a sociedade debata e explane as suas ideias no intuito de buscar o melhor para o seu bairro, cidade e o Estado.
A primeira rodada de entrevistas continua na próxima segunda-feira (01/09) com a participação do candidato Deusimar Brito, o “Terere” (PSDB), da coligação “Piauí no Coração”. Outros candidatos de coligações distintas terão a mesma oportunidade de explanar as suas ideias e propostas, sempre com o mesmo tempo que os demais conforme determina a legislação eleitoral.
Por Kairo Amaral