Capacitação Saúde Bucal (Foto: Márcio Sales/Sesapi)

Cerca de 100 gestores, em todo o Estado, receberão curso ofertado pela coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). A capacitação acontece com apoio do Ministério da Saúde e tem como objetivo melhorar a assistência em saúde bucal em pessoas com deficiência. A capacitação é destinada a dentistas, secretários municipais de Saúde e diretores de hospitais regionais.

A coordenadora responsável pela Saúde Bucal na Sesapi, Vanessa Ferreira, afirma que a capacitação dos gestores que integram os Centros de Especialidade Odontológica (CEOs) é de fundamental importância para que a qualidade do serviço odontológico especializado seja garantida. “A capacitação dos dentistas e auxiliares dos CEOs serve para prestar um atendimento mais humanizado a essas pessoas com deficiência, que também merecem toda a atenção do Governo Estadual e nossa, dos profissionais”, explica.

Ainda de acordo com Vanessa, o Ministério da Saúde está investindo no treinamento dos gestores. Segundo ela, o objetivo é orientar os gestores em relação às portarias, normas e, principalmente, como garantir serviços ao público com deficiência.  Durante a metodologia do treinamento, os participantes acompanham apresentação de palestras, vídeos e dinâmica dos CEOs em relação à equipe de Atenção Básica, que é a área responsável pelo encaminhamento dos pacientes para tratamento especializado.

Regina Fernandes, uma das palestrantes da capacitação e dentista do Cies, disse que é possível oferecer em qualquer município um serviço de qualidade a um valor acessível para as prefeituras. “Há cinco anos desenvolvo um trabalho com pacientes que possuem algum tipo de deficiência e a intenção é mostrar aos profissionais e aos gestores que é possível se ter consultórios equipados de forma normal e que atenda toda e qualquer necessidade dessas pessoas”, garante a palestrante.

Além de orientar o trabalho dos gestores dos CEOs e coordenadores de Saúde Bucal, o curso de capacitação tem o objetivo de integrar as equipes de Saúde Básica e CEOs. Perpétua Sampaio, que é representante da Saúde Bucal da cidade de União, participou da capacitação técnica e afirma que a troca de informações ajudou a entender melhor a dinâmica entre o atendimento básico, feita pela equipe de Saúde Bucal, e o CEO do município.

“O treinamento dinamizou o atendimento, pois os casos mais complexos passaram a ser encaminhados diretamente para os especialistas. O CEO foi um grande avanço no atendimento odontológico gratuito, pois as pessoas passaram a ter acesso ao atendimento especializado no âmbito do SUS”, afirma Perpétua.

Fonte: Ccom