A Câmara Municipal de Parnaíba realiza, neste sábado, às 10 horas da manhã, sessão solene para a entrega do título de Cidadão Parnaibano e a Medalha do Mérito Legislativo ao Capitão PM Danilo Palhano de Alcântara, pelos seus relevantes serviços prestados à comunidade parnaibana.
O autor do projeto de lei concedendo o título de cidadania foi o vereador João Câncio Rodrigues Neto, que será representado na ocasião pelo vereador Gustavo Lima. O vereador Ronaldo Prado foi quem apresentou a proposta de concessão da Medalha do Mérito Legislativo.
Dados pessoais
O Capitão Palhano, atual Comandante da 2ª Companhia Destacada de Polícia Comunitária, o Ronda Cidadão, é bacharel em segurança pública, pela Academia de Polícia Militar Dom João VI, da Polícia Militar do Rio de Janeiro; Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Piauí e pós- graduado em gestão de Segurança pública, pelo Centro de Ensino Superior da Polícia Militar do Piauí.
Já tendo trabalhado no 4º Batalhão de Picos e no 3º Batalhão de Floriano, ao chegar em Parnaíba, em junho de 1998, Capitão Palhano assumiu o comando do Pelotão de Policiamento Ostensivo do Bairro Santa Luzia, passando a trabalhar na prevenção e repressão da criminalidade, atuando, principalmente, contra o tráfico de drogas. Teve também destacada atuação junto aos diretores das escolas daquela área, com o foco principalmente na prevenção da evasão escolar.
Capitão Palhano procurou sempre desempenhar bem as funções por ele assumidas, tendo sido um dos responsáveis pela seleção de treinamento dos 30 PMs, que seriam depois integrantes do primeiro grupo de ações táticas especiais de Parnaíba o “Comando Delta”.
Ele foi também o coordenador do Curso de Formação de Oficiais da UESPI e, mais recentemente, em outubro de 2011, passou a responder pela seção de inteligência do 2º Batalhão, tendo participado de várias operações policiais e sido decisivo para prisão de várias quadrilhas de criminosos do estado do Ceará, que atuavam em Parnaíba e região, através do tráfico de drogas, assaltos e outros crimes.
Desde julho de 2012 o Capitão Palhano comanda o o Ronda Cidadão, com 15 policiais militares, onde vem fazendo um trabalho brilhante, merecedor do reconhecimento da população, que, através dos seus representantes no Poder Legislativo, presta-lhe a merecida homenagem neste sábado, com a outorga de um Título de Cidadania e uma Medalha de Honra ao Mérito.