Casa grande e reforma da Praça da Graça são inauguradas no aniversário de Parnaíba
Como parte da programação do aniversário de 168 anos de Parnaíba, a Prefeitura de Parnaíba inaugurou na manhã de segunda-feira (14), a Casa Grande de Simplício Dias da Silva, um dos prédios que compõem o centro histórico de Parnaíba, localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas e parte da restauração da Praça da Graça.
Participaram das solenidades autoridades e populares, o prefeito José Hamilton Furtado Castelo Branco, a primeira dama, Valéria Castelo Branco, o senador João Vicente Claudino, a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Piauí, Claudiana Cruz, secretários municipais, o padre Antônio Soares e representantes do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba (IHGGP) e do Instituto Parnaíba (Inpar).
Os jovens que fazem parte do Inpar lutaram e esperaram muito por esse momento, lembrou Fábio Mualém, um dos organizadores da grande do SOS Casa Grande, manifestação que mobilizou a classe estudantil em 2005, para manisfestar seu desejo de ver o centro histórico de Parnaíba preservado e restaurado.
A restauração da Casa Grande foi iniciada em setembro de 2010, através de um convênio entre o IPHAN, Ministério da Cultura, através do PAC – Cidades Históricas e a Prefeitura de Parnaíba. Neste espaço funcionará o Arquivo Público Municipal, o Museu Simplício Dias, o escritório do IPHAN e a Secretaria de Cultura de Parnaíba.
Na ocasião, o prefeito José Hamilton assinou a autorização da construção do Sistema de Esgotamento Sanitário integrante do Programa de Aceleração do Crescimento PAC em parceria com a Prefeitura de Parnaíba, contemplando os bairros Santa Luzia, São Vicente de Paulo e Joaz Souza no valor de 11 milhões, 698 mil reais e 55 centavos; Construção de duas Unidades Básicas de Saúde(UBS), porte II, contemplando as localidades Rua Itaúna, Praça Piauí, Bairro Piauí e Rua Projetada II, Conjunto Raul Bacellar, Bairro Planalto, no valor de R$ 825.141,85 e assinou também o documento de doação do terreno para a construção do prédio do curso de medicina.
José Hamilton informou, ainda, que a presidente Dilma já liberou a verba para a contratação de 80 professores médicos e de técnicos para o curso de Medicina de Parnaíba.