Painéis, Gravuras, Esculturas e Vídeos. Essas são algumas das representações que compõem a segunda exposição realizada através do Programa Portas Abertas da Casa Grande de Simplício Dias, que iniciou nesta terça-feira (09) em Parnaíba. A exposição intitulada “Bem do Brasil: Patrimônio Histórico e Artístico” visa levar o espectador a compartilhar, refletir e valorizar o patrimônio brasileiro em suas diferentes faces e simbologias.
A exposição itinerante, que é organizada pelo IPHAN, possibilita a cada Estado expor peças locais e que tragam significados às suas culturas, difundindo a arte de cada cantinho do Brasil. Duas peças do Piauí estão compõem a mostra; renda de Bilro, que representa a arte realizada pelas rendeiras do Morro da Mariana; e Anjo Tocheiro, uma peça de arte santeira em madeira, feita por Mestre Expedito em Teresina.
Para Superintendência de Cultura a mostra é de grande valia para população parnaibana, pois aproxima outras culturas a nossa.
Quem inaugurou o Programa Portas Abertas foi a artista plástica Ester Silva, com a exposição “Mulheres de Sempre”, mas desta vez, ela estava na exposição “Bem do Brasil” como espectadora, a fim de prestigiar peças significativas que estão, em uma oportunidade única, bem próxima aos olhares parnaibanos.
A Exposição ficará no Casarão Simplício Dias até o dia 18 de agosto. E vale a pena conferir e apreciar peças importantes de artistas renomados, como Tarsila do Amaral, Portinari, entre outros.