Foto: meionorte.com

“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”. A afirmação é do filósofo prussiano Immanuel Kant, mas retrata bem a mudança que a educação proporcionou na vida do ex-catador de caranguejo de Ilha Grande, Adilson Castro, que viu sua vida mudar em 2009, quando foi aprovado no curso de Turismo, na Universidade Federal do Piauí, em Parnaíba.

Apesar da dificuldade em conciliar trabalho e estudo, Adilson nunca desistiu de estudar porque sempre teve certeza que a educação lhe proporcionaria um futuro diferente do que estava destinado.

A maioria da população de Ilha Grande tem como profissão catar caranguejo, porém, depois da aprovação de Adilson, que estudou a vida inteira em escola pública, seus dois irmãos e mais dez jovens da comunidade seguiram o exemplo do ex-catador e hoje estudam em universidades públicas.

“Catar caranguejo foi fundamental para eu construir o meu lado cidadão. Eu me sacrifiquei trabalhando durante o dia e estudando à noite e três meses depois consegui deixar de ser catador. O mais importante é que eu valorizo tudo o que eu conquistei e sei que esta mudança foi graças à Educação”, disse.

Depois de tanto batalhar, Adilson já tem uma agência de turismo online com um sócio que também era catador de caranguejo e aposta em um turismo mais humano, integrando os visitantes com a comunidade.

“Nós temos seis roteiros e o pacote é todo fechado com o turista pela internet, inclusive fechamos pacotes com um grupo de italianos. E o nosso diferencial é que além do passeio tradicional, que todas as empresas de turismo fazem, nós integramos esse turista com a comunidade. Eles também acham necessário interagir e conhecer de perto a realidade dos moradores de Ilha Grande.”, concluiu o ex-catador. (G.A.)

Fonte: meionorte.com