Catamarã francês faz parada inédita no Porto de Luís Correia durante travessia pelo Atlântico
Foto em destaque: reprodução, Porto Piauí
Um casal de velejadores franceses que cruza o Oceano Atlântico fez uma parada, na tarde de quinta-feira (22), no Porto de Luís Correia, no litoral do Piauí. A chegada do catamarã chamou a atenção por marcar um fato inédito para o terminal marítimo: foi a primeira embarcação desse modelo a fundear na bacia de evolução do canal do Porto Piauí, sem interferir na movimentação operacional do cais multipropósito.
A embarcação é conduzida pelo engenheiro Erwann Rio, de 52 anos, que deixou a França ao lado da esposa em setembro de 2025, partindo de uma área portuária próxima à Normandia. Antes de encarar a travessia atlântica, o casal passou por Porto e Ilha da Madeira, em Portugal, além das Ilhas Canárias e de Cabo Verde. Segundo Erwann, a viagem concretiza um sonho cultivado há mais de duas décadas e só se tornou possível após a venda da casa onde moravam, em maio de 2025, para a compra do barco. Após quatro meses dedicados a reparos e adaptações, o catamarã ficou pronto para zarpar. “Em um barco, é preciso entender de mecânica, elétrica e hidráulica… é serviço para engenheiro”, comentou, em tom bem-humorado.
Durante o trajeto pelo Brasil, os navegadores chegaram primeiro a Fernando de Noronha (PE), no dia 30 de novembro, após oito dias em mar aberto. Em seguida, percorreram trechos do litoral nordestino, com passagens por Porto de Galinhas (PE), Fortaleza e Camocim (CE), até alcançar o Piauí. Para a parada em Luís Correia, solicitaram autorização e apoio da Companhia Porto Piauí para abastecimento, além de atualizar o roteiro junto à Capitania dos Portos e regularizar a documentação na Delegacia da Polícia Federal, em Parnaíba. A viagem será retomada no sábado, com destino à Guiana Francesa e às ilhas do Caribe, antes do retorno à Europa, passando pelos Açores, em Portugal, até a chegada à França.
