A vitória do Ceará sobre o Cruzeiro por 2 a 0, em pleno Mineirão, fez com que o time respirasse na tabela de classificação e as suas chances de rebaixamento diminuíssem. No entanto, deixou outros clubes em situação complicada.
O cálculo foi feito pelo FiveThirtyEight, site parceiro da ESPN que usa uma série de combinações matemáticas para calcular probabilidades jogo a jogo e no Brasileirão como um todo.
Se na última segunda-feira o Corinthians tinha apenas 7% de chances de rebaixamento, sua possível queda aumentou em dois pontos percentuais. A equipe conta com 36 pontos na tabela, enquanto o Vitória, primeiro colocado da zona de rebaixamento, conta com 33 pontos.
Já o Vasco e o Botafogo realmente se complicaram. Os times cariocas terminaram a 30ª rodada à frente do Ceará, mas a vitória em Belo Horizonte, de jogo atrasado da 28ª rodada, fez com que os ‘vovôs’ subissem duas colocações e deixassem seus rivais com 32% e 19% de chances de rebaixamento, respectivamente.
Com uma ‘zona da degola’ apertada e com clubes separados por poucos pontos ou até saldo de gols, essas três equipes não podem desperdiçar qualquer chance de ganhar nas próximas rodadas. O Vasco da Gama, especialmente, tem um jogo difícil no próximo fim de semana, contra o terceiro colocado Internacional.
Fonte: ESPN