A segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa no Piauí segue até 30 deste mês de novembro com o objetivo de imunizar bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses. O produtor tem até o dia 15 de dezembro para declarar e atualizar o cadastro, que pode ser feito pelo site da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), que é vinculada à Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária.

É importante que o rebanho do Piauí seja vacinado acima de 95% com vistas no rebanho livre da febre aftosa sem vacinação. Há um total de 667.500 animais com idade entre 0 e 24 meses em todo o estado que deve ser vacinado. Na Unidade de Sanidade Animal e Vegetal (USAV) de Parnaíba, segundo Girlan Viana, há uma expectativa de vacinação de quatro mil animais.

No ano passado, foram 93% do rebanho vacinado e com o compromisso de aumentar mais, em 2023, será possível comprovar para o Ministério da Agricultura que o Estado do Piauí fez a sua parte e pode entrar na classificação de livre da aftosa sem vacinação. A febre aftosa tem grande impacto social e econômica porque traz prejuízos com relação à produtividade dos rebanhos, acarretando a diminuição na rentabilidade da agropecuária e no comércio.