Por Prof. Me. Moacyr Ferraz do Lago/Departamento de Ciências Econômicas e Quantitativas Núcleo de Pesquisas e Estudos Econômicos da UFPI

O Cine Teatro Éden foi a primeira sala de projeção de cinema em Parnaíba, e os pioneiros foram os integrantes da família de libaneses que adotaram o sobrenome de Ferreira em uma espécie de tradução livre do original libanês. A princípio, o patriarca da família, o senhor Zacarias, projetava filmes em lençóis colocados no centro da cidade, sendo, mais tarde, substituído pelos filhos Miguel e Alfredo.

Os irmãos Ferreira criaram, com base nessa experiência, a firma “Ferreira e Irmão” tornando-se, assim, os precursores das grandes salas de projeção. O dia 15 de novembro de 1924 foi marcado pela inauguração da ampla sala de projeção, Cine Teatro Éden, que durante aproximadamente seis décadas exibiu produções do cinema mundial e nacional, de acordo com o Jornal Terra Norte. Os Ferreiras instalaram sua sala perto do Jardim Público, onde hoje é a Praça da Graça. Audazes e seguros quanto ao futuro comercial do cinema,compraram um terreno numa esquina de frente para o Jardim Público, e construíram um prédio majestoso com uma ampla sala de projeção, mezanino e duas fileiras de camarotes no alto. Era o Cine Teatro Éden.O cinema para a sociedade Parnaibana vem como protagonista das noites.

Antes havia uma cidade pacata, agora tornando-se palco de uma grande evolução cinematográfica, onde nas noites de cinema poderiam sair não só as cenas, mas novas amizades, amores, descobertas e as certezas marcadas e infiltradas nos contextos vividos a ilustração, sorrisos e sonhos. Os olhos se fecham ao fascínio da telona ai se tem o declínio que assombrou o brilho do cinema parnaibano. tratava-se da decadência que chegou com o advento da televisão. Com isso as sessões foram perdendo o seu fiel público. Rendem-se as suas portas o cinema. Agora guardam ali apenas as lembranças de seus frequentadores.

O Cine teatro Éden exerceu no seu período de existência o fascínio da massa culta da sociedade parnaibana, onde as transformações culturais e políticas foram vistas por todos que vivenciaram a época do cinema que foi a inspiração dos mesmos. Seu valor sobressaiu a qualquer crítica e sua decadência se vê ainda hoje. Na marca de quem um dia foi importante hoje se torna na memória o valor histórico surreal da vida cinematográfica de Parnaíba. Foram idealizadas algumas projeções antes do Cine Teatro Éden, mas sem sucesso, pelo senhor Antônio Borges Machado, no ano de 1922.

No entanto na mesma época do Éden foram inauguradas mais duas salas de projeções, sendo a primeira o Cinema Palace que ficava na esquina da Rua Marquês de Herval com a Praça Nossa Senhora das Graças. O segundo era o Cinema Apolo, de propriedade da Diocese de Parnaíba, que se localizava na Praça Nossa Senhora das Graças, sendo modificado seu nome, atendendo aos interesses da Igreja, para Pio XI. Foi este o primeiro a inaugurar o cinema falado em Parnaíba, no ano de 1932, com o filme “Fantasias de 1980”.

Além dos já citados, ao longo do século XX existiam vários outros espaços de exibição de filmes na cidade de Parnaíba, com diversas temáticas e gêneros, desde filmes nacionais até filmes estrangeiros. As principais salas de exibição foram: Cine São Sebastião, Cine Ritz, no centro da cidade, Cine Guarita, mais tarde conhecido como Cine Polar e o Cine Gazeta que hoje tem o nome de Cine Delta, que foi modificado, sendo contemplado com duas salas de exibição. Como vemos, ao longo do século XX o cinema passou a influenciar a cultura da sociedade piauiense, através dos filmes exibidos nas grandes salas de projeções da época, onde as pessoas tinham contato constante com outras culturas, não só a nacional, que era muito diversificada, como também internacional, com as produções hollywoodianas da época. Podemos destacar, ainda, a emergir destas circunstâncias, em nossas hipóteses, um princípio educativo deste movimento cultural cinematográfico, fato que nos chama muita atenção em nossa investigação histórica, embora essas primeiras projeções fossem feitas se utilizando de lençóis no meio da rua e exibindo pequenas películas.

O Cine Teatro Éden hoje é um patrimônio histórico e cultural da cidade de Parnaíba. Aquele majestoso prédio construído para abrigar uma fábrica de sonhos, hoje se encontra dilacerado em salas comerciais e os sonhos que outrora proporcionava aos seus frequentadores, ficaram apenas na lembrança.

Fontes:

Um domingo no Cine Teatro Éden. Disponivel em: http://jornaldaparnaiba.blogspot.com.br/. Acesso em: 02 de Setembro 2013.

O Princípio do Cinema na Cidade de Parnaíba. Disponível em: http://www.proparnaiba.com/cinecajuina/2011/11/07/o-princ-pio-do-cinema-na-cidadede-parna-ba.html. Acesso em: 02 de Setembro 2013.

Cine Éden –Um marco da cultura e da arte. Disponível em: http://www.noticiasdeipiau.com/2010/04/24/e-possivel-que-seu-navegador-nao-suportea-exibicao-desta-imagem-cine-eden-%E2%80%93-um-marco-da-cultura-e-da-arte/. Acesso em 02 de Setembro 2013