Cinema na Escola: Alunos do Ceti Polivalente Lima Rebelo em Parnaíba, iniciam gravação de projeto audiovisual
Após quatro meses de aulas e atividades práticas, o projeto Cinema na Escola se encaminha para a conclusão de seu primeiro ano, unindo educação e arte em uma iniciativa transformadora. Neste domingo (15), estudantes do Ceti Polivalente Lima Rebelo, em Parnaíba, iniciaram as gravações do curta A Bomba Assassina. Filmado na própria escola, o trabalho segue até o dia 20 de dezembro.
O curta narra a história de um grupo de amigos que deseja produzir um filme de zumbis. Durante o processo, os jovens enfrentam desafios e conflitos, mas também descobrem a importância da amizade e do companheirismo. Para a estudante Jamily Santana, diretora do filme, a experiência tem sido enriquecedora: “É fantástico participar de todas essas etapas, aprender com grandes profissionais e ver nosso esforço refletido em um filme feito com nossas ideias e criatividade”, afirmou Jamily.
Coordenado pelo cineasta Cícero Filho, o projeto integra teoria e prática, ensinando técnicas como roteiro, direção de arte e edição. Além de Parnaíba, estudantes de outras cidades piauienses também estão criando suas próprias produções, como Sigam-me, de Picos, e Os Estranhos Casos de Bom Jesus, desta cidade homônima. Essas produções serão apresentadas em Teresina no evento Oscar Seduc em março, e participarão de festivais, incentivando o crescimento artístico e preparando os alunos para o mercado audiovisual.
O Cinema na Escola é uma parceria inovadora entre o Governo do Estado do Piauí, por meio da Seduc, e a produtora TVM Filmes. Ao todo, 220 Estudantes Seduc estão sendo beneficiados com o Curso Técnico de Produção de Áudio e Vídeo nas escolas Ceep Prefeito João Mendes Olímpio de Melo (Teresina); Ceti Polivalente Lima Rebelo (Parnaíba), Ceep Petrônio Portela (Picos), Unidade Escola José Lustosa Elvas Filho (Bom Jesus) e Ceti Djalma Nunes (Floriano). Mais do que uma formação técnica, o projeto promove o desenvolvimento crítico e criativo dos jovens, consolidando-se como uma ferramenta poderosa de transformação social e educacional através do cinema.