Em entrevista exclusiva para a TV e Portal Costa Norte, o senador da república e presidente nacional do Partido Progressista (PP), Ciro Nogueira, tratou de temas relevantes, como a votação de projetos que visam estabelecer respostas à reivindicações populares, tendo em vista a sua atuação no primeiro semestre de 2013, onde emplacou sete importantes projetos no Congresso Nacional, como também, sucessão política do ano vindouro.
O senador destacou o primeiro semestre de 2013 como positivo, já que houve bastante discussão e votação de projetos da chamada “agenda positiva”, que incluíam projetos que fazem parte de anseios sociais explicitados durante os protestos realizados em todo o país.
Entre os projetos, destaque para o Simples Nacional para a advocacia e a gratuidade do documento único. O primeiro, de autoria do senador, permite que pequenos escritórios de advocacia possam aderir ao regime tributário do Simples Nacional. De acordo com o parlamentar, a grande vantagem da inclusão ao Simples é a facilidade do recolhimento de impostos e taxas, o que deverá beneficiar não somente os advogados, mas também a população.
Com relação à gratuidade do documento de identidade, a proposta de Ciro beneficiará a população, já que poderá ser gratuita a primeira emissão do documento único de identidade, que todos os brasileiros deverão ter até 2019. O projeto do senador Ciro Nogueira) foi aprovado no Senado no primeiro semestre deste ano e em tramitação na Câmara dos Deputados.
Ao tratar de ações voltadas ao litoral piauiense, o senador fez uma crítica à políticos no que diz respeito ao beneficiamento da região, já que, segundo ele, não houveram projetos que promovessem mudanças e desenvolvimento da área. Destacou ainda que desde o governo de Freitas Neto, não há grandes investimentos no setor turístico.
Em torno deste assunto, Ciro ressaltou o trabalho em torno do desentrave acerca das obras paradas dos projetos eólicos que beneficiam o desenvolvimento dos municípios de Ilha Grande e Parnaíba. Para isso, o senador esteve reunido com a ministra da casa civil, Gleisi Hoffmann. Com a conclusão das obras, de acordo com o parlamentar o Piauí poderá se consolidar como autossuficiente na produção de energia até o ano de 2016.
Eleições de 2014
Em referência as próximas eleições, que deverão acontecer em 2014, o senador Ciro Nogueira afirmou categoricamente que o Partido Progressista estará alinhado com a atual presidente Dilma Roussef, onde se trabalhará pela reeleição da mesma.
No que diz respeito à ida do ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes (PSDB) para o PP, Ciro Filho relatou que essa possibilidade está praticamente descartada, já que esse deverá acompanhar uma vontade popular representada em uma pesquisa que mostra que populares querem a permanência do médico no ninho tucano.
E, por conta disso, mesmo com um cenário de grandes mudanças para o próximo ano, fica inviável o apoio do partido ao político pois, se Silvio permanecer no PSDB, o tucano deverá apoiar o propenso candidato do partido Aécio Neves para a presidência da república.
Na possibilidade de candidatura do peemedebista, Antônio José de Moraes Souza Filho ao governo do estado, Ciro Nogueira disse que ainda não há nenhuma definição sobre apoio para as eleições de 2014, mas afirmou que mantem uma boa relação com o atual vice-governador
Ao ser questionado, se o apoio do partido à candidatura da presidente Dilma faz com que os laços fiquem estreitos para uma coligação com Wellington Dias, também possível candidato ao governo do estado do Piauí, Ciro disse que tudo é provável, já que as alianças ainda deverão ser acertadas, pois o período tem sido de diálogo.