O seu lar pode se tornar um ambiente propício a doenças e à proliferação de criaturas nojentas.

Os ácaros entrarão

Se você não varrer ou aspirar o pó, sua casa se tornará um paraíso para alérgenos, especialmente ácaros. Essas criaturas microscópicas se alimentam das células mortas da pele que as pessoas eliminam ao longo do dia.

Os ácaros vivem em móveis, tapetes, roupas de cama e bichos de pelúcia. Eles podem se tornar um problema real para pessoas com alergias ou asma.

Alergias pioram

Os ácaros são um agente causador comum de alergias e sintomas de asma durante todo o ano. Basicamente, você pode reduzir esses sintomas de alergia mantendo sua casa limpa.

Mofo crescerá em lugares úmidos

O mofo é um fungo que se reproduz por meio de esporos leves que viajam pelo ar. As áreas mais comuns que podem atrair mofo são locais úmidos, como banheiros, área de serviço e ao longo de parapeitos de janelas.

Para se livrar do mofo, esfregue a área suja com um agente de limpeza, pode ser um alvejante, bórax ou vinagre. Use uma escova macia e limpa até que ele desapareça.

Provoca acidentes

Uma casa bagunçada aumenta suas chances de tropeçar e cair nas coisas. Isso pode causar alguns ferimentos graves, especialmente se você cair de escadas ou pisar em vidro.

Proliferação de insetos

Lixo atrai moscas e outros insetos rastejantes que querem se alimentar de sobras de comida. Não negligencie a remoção do lixo, caso contrário, você estará dando as boas-vindas para esses bichos.

Esvaziar e higienizar lixeiras

Certifique-se de esvaziar e higienizar as lixeiras regularmente. Tenha um sistema adequado de gerenciamento de resíduos e não se esqueça de levar o lixo para fora de casa.

Roupa de cama e lençóis sujos

Os lençóis precisam ser lavados uma vez por semana ou no máximo a cada duas semanas. Caso contrário, você dormirá com ácaros, sujeira, cabelos, oleosidade do corpo e outras coisas não muito higiênicas.

Lave a roupa de cama e os lençóis com água e sabão a uma temperatura de 60 °C ou superior para matar esses agentes da sujeira.

Fonte: Meio Norte