117 – COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
– 110 anos –
PRAÇA SANTO ANTÔNIO
Lauro Correia
Prefeito de Parnaíba – 1963/1966
Engenheiro Industrial – UFMG
Presidente FIEPI – 1974/1982
Professor Emérito da UFPI
A nossa cidade associou-se às manifestações pela feliz data 27 de maio, Aniversário do secular estabelecimento de ensino, o qual concorre para formação intelectual e moral de milhares de jovens parnaibanos, e outros piauienses da área norte do Piauí, noroeste do Ceará e nordeste do Maranhão.
Como ex-aluno do Colégio, recordo com satisfação e saudade os três anos, 1933, 1934 e 1935, durante os quais realizei o meu Curso Primário, a saber:
1ª Série do Curso Primário, durante o 1º Semestre de 1933, tendo como Professora Irmã Amália.
2ª Série do Curso Primário, durante o 2º Semestre de 1933, tendo como Professora Irmã Zita.
3ª Série do Curso Primário, durante o ano de 1934, tendo como Professora Irmã Assunção, tendo que seu irmão Joaquim Assunção, foi meu colega durante o Curso Ginasial no tradicional Ginásio Parnaibano, localizado à Avenida Presidente Vargas, posteriormente transformado em Colégio Estadual Lima Rebelo, foi deslocado para o Bairro Nova Parnaíba, juntamente com a Escola Normal Francisco Correia.
4ª Série do Curso Primário, durante o ano de 1935, tendo como Professora Irmã Bernadete.
A PRAÇA SANTO ANTONIO corresponde a um dos maiores e mais belos logradouros públicos da Princesa do Igaraçu.
A sua urbanização começou, pela parte oeste, com calçamento de pedra poliédrica, durante o pequeno período administrativo, pelo Prefeito Joaquim Antônio de Almeida, na década de 1930.
Em 1944, durante o seu governo, o digno Prefeito Municipal Mirocles Véras presidiu solenes comemorações, durante uma semana, ao 1º Centenário de Parnaíba.
Foi, então, erguido na Praça Santo Antônio o Monumento do Centenário.
Na década de 1950, o então Prefeito Municipal José Alexandre Rodrigues adotou medidas a fim de que na Praça Santo Antônio fosse instalado um Parque Infantil, com vários brinquedos, para uso de crianças residentes na praça ou em seus arredores.
Com o decorrer do tempo e do uso, os brinquedos de madeira tornaram-se imprestáveis para a sua utilização pelas crianças.
A área deverá ter outra utilização, cabendo ao competente Senhor Prefeito Municipal Francisco Moraes Souza sua decisão sobre as providencias adequadas.
Coube, na década de 1960, ao Prefeito Municipal Lauro Correia homenagear a Cidade Amada, a Invicta Parnaíba, idealizando um Monumento Cívico pioneiro no território nacional, simbolizando o altar da Pátria e a Catedral do Civismo, materializando no concreto armado o passado (prismas triangulares), o presente (obelisco com 15 metros), e o futuro no fogo sagrado dos jogos olímpicos. O competente Arquiteto Regis Couto transformou as ideias apresentadas em bem elaborado projeto, que foi executado. E, assim, o Centro Cívico foi construido.
O Lions Clube de Parnaíba, durante o mandato do Companheiro Leão Lauro Correia, com apoio dos Companheiros Leões e Domadoras, ergueu na Praça Santo Antônio, o seu Monumento Leonístico, o mais expressivo no Distrito, na época de sua construção.
É preciso concluir, com as seguintes palavras:
A Praça Santo Antônio é:
CRISTÃ – pela sua Igreja
COLEGIAL – pela seu Colégio N. S. das Graças
CÍVICA – pelo Centro Cívico
LEONÍSTICA – pelo Monumento do Lions
LENTENÁRIA – pelo Monumento de 1944.
Parnaíba, maio. 2017.
255 da Vila e 173ª da Cidade
Lauro A. Correia
LAC/SNC