A primavera, conhecida no Piauí por ser a estação mais quente e seca do ano, popularmente denominada de ‘br-o-bró’ terminou no sábado (21/12). A nova estação começa na madrugada deste domingo, período que concentra as chuvas no Piauí e grande parte da região do Nordeste.

 

Foi um br-o-bró muito quente e seco em todo o Piauí. Algumas cidade enfrentaram dias muito desconfortáveis com máximas que chegaram aos 40,5° e muitos dias de tempo seco com umidade desértica de 14%. A chuva também diminuiu bastante. A zona rural de Campo Maior concentrou os maiores volumes no período. (Equipamento localizado nas proximidades do Monumento do Jenipapo registrou 93 mm entre o dia 1° de setembro e hoje, 21 de dezembro). No entanto, os volumes na zona urbana ficaram bem abaixo disso.

 

Quando a chuva retorna?

 

De acordo com previsão divulgada pelo Instituto Climatempo, a chuva deve voltar apenas no dia 24. O feriado de Natal, no dia 25, também deverá ser marcado por ocorrência de chuva.

 

Durante o fim de semana do Natal e a segunda-feira, não há expectativa de chuva na região devido a atuação de um VCAN (Vórtice Ciclônico em Altos Níveis). Somente na terça-feira, véspera de Natal, é que a chuva deve retornar.

 

O mês de dezembro termina muito seco e praticamente não houve registro de chuvas significativas na região de Campo Maior com exceção de algumas áreas rurais. A estação automática de Campo Maior, gerenciada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), só observou em todo o mês apenas 3 mm. A média para dezembro é 100 mm.

Como será a estação chuvosa nos próximos meses

 

Em janeiro, Muita chuva e menos calor do que a média em todo o Nordeste brasileiro.

 

Em Fevereiro, Menos chuva do que em janeiro, mas ainda acima da média em todas as áreas, e com temperatura abaixo do normal. Na parte norte da Região, a atuação da ZCIT é bem evidente, especialmente em fevereiro.

Já em março, a chuva diminui em todas as áreas, mas o sul da Bahia ainda tem volumes acima da média com a permanência de uma frente fria na região.
Fonte: Climatempo