Com R$ 6,8 milhões em investimentos, nova Escola do Mar qualifica jovens para atuar no Porto do Piauí
Foi inaugurada neste sábado (19) a Escola do Mar do Piauí, localizada na Avenida Joaquim Pires, no centro de Luís Correia. A nova instituição tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem em atividades relacionadas ao Porto do Piauí, contribuindo para o desenvolvimento do setor marítimo e pesqueiro do estado.
“Esse é um patrimônio do povo do Piauí, vai servir a todo o Piauí, e é claro que tinha que estar concentrado aqui em Luís Correia, que é o município onde temos o nosso Porto […] A nossa premissa, o nosso propósito é que o povo do Piauí aproveite essas oportunidades. Então, nada melhor do que investir na juventude”, destacou o governador Rafael Fonteles.
Com um investimento de R$ 6,8 milhões, a escola conta com infraestrutura moderna e totalmente climatizada, incluindo laboratórios de tecnologia e avaliação da qualidade do pescado, simuladores de navegação e operações aquaviárias, sala de acompanhamento de manobras e debriefing, além de oficinas para práticas náuticas e pesqueiras. A instituição também segue o modelo de ensino em Tempo Integral.
Além dos cursos técnicos em Pesca, com ênfase em pescados, Segurança do Trabalho e Logística, a Escola do Mar do Piauí oferecerá o curso técnico em Transporte Aquaviário, voltado para a formação de profissionais na operação de embarcações, navegação segura, manutenção de sistemas de transporte marítimo e gestão de transportes aquáticos.