Entre os dias 26 a 29 de abril de 2013, os Professores Dr. Roberto Kennedy Gomes Franco da Universidade Estadual do Piauí – UESPI e Professora Dra. Tânia Serra Azul Machado Bezerra da Universidade Federal do Piauí – UFPI, Membros do Comitê Memória, Verdade e Justiça de Parnaíba/PI, participarão do encontro de Comitês da sociedade civil com a Comissão nacional da verdade em São Paulo.

No Brasil todo, tem sido criado Comitês em nome da Memória, Verdade e Justiça. Na cidade de Parnaíba, por iniciativa do Grupo de Estudos Marxista Piauiense – GEMPI, o Comitê foi criado dia 22/05/2012, nas dependências da Universidade Estadual do Piauí.

Entre os objetivos do Comitê Memória, Verdade e Justiça de Parnaíba/PI, constam:

Analisar a memória socialmente compartilhada do guerrilheiro Antônio de Pádua Costa, piauiense, da cidade de Parnaíba, militante do PC do B, considerado desaparecido político e morto na guerrilha do Araguaia.
• Realizar, transcrever e analisar entrevistas com familiares diversos, amigos entre outros que conheciam Antônio de Pádua Costa, assim bem como, localizar imagens e/ou outros vestígios de sua existência;
• Questionar sobre que possíveis outras histórias da ditadura militar pos-64 podem ser escritas e/ou por que foram “esquecidas”, “silenciadas” no Piauí?;
• Mobilizar sociedade civil, entidades jurídicas, acadêmicas, religiosas, escolas para o Debate sobre o Comitê Memória, Verdade e Justiça mediante o debate em torno da memória do guerrilheiro piauiense morto no Araguaia Antônio de Pádua Costa;
• Foto-digitalizar os documentos do 1º Inquérito Policial Militar da Subversão, realizado pela 10ª Região Militar, encontrado tanto nos arquivos da 10ª Região Militar, situada em Fortaleza/CE, como nos arquivos da Associação 64-68 Anistia, também em Fortaleza/CE.
• Mapear registros diversos, sobre prisões, monitoramentos, desaparecidos e/ou torturas de piauienses dentro e fora do estado.
• Analisar nos arquivos digitais do Projeto Brasil Nunca Mais, disponível para acesso via internet, sitehttp://www.prr3.mpf.gov.br/bnmdigital/, contendo a reprodução de 707 processos judiciais contendo cerca de 1 milhão de cópias em papel e 543 rolos de microfilmes, índicos sobre a memória da ditadura militar no Piauí.

Comissão Nacional da Verdade recebe em SP Comitês de Memória, Verdade e Justiça

Comitês da sociedade civil estarão reunidos na região metropolitana de São Paulo no final de semana e na segunda-feira entregarão sugestões à CNV. A Comissão Nacional da Verdade receberá, no próximo dia 29 de abril, no Novotel Jaraguá, em São Paulo, 95 representantes de Comitês de Verdade, Memória e Justiça de todo o Brasil. Os grupos entregarão à Comissão documentos que prepararão ao longo de dois dias de reunião autônoma no Instituto Cajamar, no município de mesmo nome, na Grande São Paulo.

Os comitês são iniciativas autônomas da sociedade civil, criadas em todo o Brasil para estimular medidas e políticas de memória, verdade e justiça em municípios e estados brasileiros. Foi através da iniciativa de comitês que surgiram algumas comissões estaduais da verdade e medidas de preservação da memória, como, por exemplo, a decisão de tombar a Casa da Morte em Petrópolis. “Além de receber as demandas dos comitês, a CNV pretende discutir com a sociedade civil possibilidades para uma participação mais próxima desses grupos nos trabalhos da Comissão”, afirma o coordenador da CNV, Paulo Sérgio Pinheiro. No encontro, a CNV responderá/comentará a pauta dos comitês e, após o intervalo do almoço, às 14h, será concedida uma entrevista coletiva por representantes da Comissão e dos Comitês.

O acesso da imprensa também será liberado para registro das imagens e das falas de abertura do evento, das 9h30 às 10h, aproximadamente. A Ouvidoria da CNV também estará presente ao evento, registrando demandas individuais, documentos e informações trazidas pelos representantes dos Comitês e de qualquer pessoa interessada. Coordenam a atividade dos dias 27 e 28, Anivaldo Padilha e José Luís Del Roio, do Comitê Paulista.

SERVIÇO
O quê: Reunião CNV e Comitês de Memória, Verdade e Justiça
Quando: 29/04/2013
Horário: 9h às 17h
Onde: Hotel Novotel Jaraguá
Endereço: R. Martins Fontes, 71, Centro. São Paulo – SP. Metro: Anhangabaú

Fonte: Comissão Nacional da Verdade